Notícias

Notícias

Grupo Viver Melhor visita Museu

Participantes do Programa Candeal visitam Museu da Misericórdia no Dia Internacional de Museus.

compartilhe

O Grupo Viver Melhor, que integra o Programa Candeal, aproveitou o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, para visitar o Museu da Misericórdia, patrimônio histórico nacional, órgão da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, o mais antigo e mais visitado no estado.

Durante a visita, o grupo pôde acompanhar e apreciar a evolução das artes, nas áreas de arquitetura, pintura, escultura, alfaias e mobiliário, entre outras peças, dos séculos XVII ao XXI. Segundo a coordenadora do grupo e professora do curso de Medicina, Dra. Eliana de Paula, o que “chamou muito a atenção foi a ‘Roda dos Expostos’, dispositivo de madeira que ficava num dos muros da Santa Casa para receber as crianças enjeitadas pela sociedade”.

Os alunos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem presentes foram desafiados pela coordenadora do Museu, Sr.ª Jane Palma, a realizar projetos de pesquisa na área de farmácia hospitalar, aspectos históricos da medicina e outros.

Durante o passeio, o grupo conheceu a área onde funcionavam as enfermarias dos pacientes e a farmácia do então denominado Hospital de Caridade, primeiro hospital do estado. Além da Prof.ª Dra. Eliana de Paula, também acompanhou o grupo a Prof.ª Míriam Marambaia.


Vale a pena visitar o Museu da Misericórdia que funciona de segunda a sábado, das 10h às 17h e, aos domingos e feriados, das 13h as 17h.