CEDIMI é finalista do Prêmio Saúde! da Editora Abril

Concurso tem júri popular. Ajude a Bahiana a levar esse prêmio. Vote aqui.

O Centro de Distúrbios Miccionais na Infância – CEDIMI, que funciona no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (Brotas) está entre os três finalistas do VI Prêmio SAÚDE!, concurso realizado pela revista Saúde! É Vital, da editora Abril, pela categoria Saúde da Criança. O prêmio tem o objetivo de valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros. Além de Saúde da Criança, estão as categorias Saúde do Coração; Saúde da mulher; Saúde do homem; Saúde mental; Saúde e prevenção; e Saúde bucal. Clique aqui e saiba mais.

O trabalho Eletroterapia para-sacral em crianças com incontinência urinária, que está representando a Bahiana, é de autoria dos coordenadores do CEDIMI e professores da Escola, Dr. Ubirajara Barroso (urologista pediatra) e Dra. Patrícia Lordêlo (Fisioterapeuta). O estudo está concorrendo com os trabalhos Educação e cultura em saúde - espaço digital de ciência para promoção de saúde, de autoria dos professores Chao Lung Wen, Celina Andrade Pereira, Rosângela Suetugo Chao, Érika Sequeira, Silmara Rondon, Philippe Hawlitschek, Caroline Falcetti e Wu Tu Hsing, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); e Terapia individualizada: o papel da variabilidade genética na evolução e na resposta ao tratamento ao osteossarcoma, dos professores Carolina Salinas-Souza, Indhira Dias Oliveira, Antonio Sergio Petrilli e Silvia Regina Caminada de Toledo, do Instituto de Oncologia Pediátrica GRAAC/UNIFESP.

CEDIMI

O CEDIMI é o primeiro Centro da Bahia especializado no tratamento de alterações miccionais em crianças e funciona em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, atendendo gratuitamente o público, no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB), em Brotas.

A equipe do CEDIMI é multidisciplinar composta de urologista pediatra, fisioterapeuta, enfermeiras, nutricionista e psicóloga que dispõem de aparelhagem completa de urodinâmica. Além do cuidado com as crianças, o centro dá atenção especial aos pais, orientando-os sobre como agir diante do problema do xixi na cama (enurese noturna) e de outros distúrbios miccionais.

O CEDIMI é coordenado pelo urologista Dr. Ubirajara Barroso e pela fisioterapeuta Dra. Patrícia Lordêlo, que são pioneiros na utilização de fisioterapia para tratar de alterações miccionais. É o caso das técnicas de biofeedback e eletroestimulação para-sacral de superfície, que são comprovadamente mais eficazes que o tratamento tradicional, feito com medicamentos. Além dos melhores resultados, o uso da fisioterapia descarta os efeitos colaterais provocados pelos remédios.
Mais informações através do telefone 71.3276 8200.

Os trabalhos foram selecionados seguindo critérios como promoção da educação para a saúde, impacto, originalidade e uso de tecnologia. O processo de seleção teve início com a escolha de 30 trabalhos por categoria, sendo estes identificados pela equipe da revista. A partir daí, uma comissão julgadora, composta de figuras notórias no universo das ciências da saúde avaliaram e escolheram três finalistas para cada categoria. O vencedor de cada categoria é eleito tanto com o voto da comissão julgadora como do público que pode votar via internet.