Estudante de Psicologia da Bahiana é premiada nacionalmente

Rachel Malheiros conquista a 3ª colocação no Prêmio Silvia Lane da ABEP - Associação Brasileira de Ensino de Psicologia

A estudante do curso de Psicologia da Bahiana, Rachel Malheiros Teixeira, ficou entre os 10 melhores estudantes brasileiros com trabalhos científicos inscritos no Prêmio Silvia Lane **, 4ª edição (2009 – 2010). Com a monografia As atribuições de Franco Basaglia para o campo da saúde mental e da reforma psiquiátrica brasileira, Rachel conquistou o terceiro lugar  e terá seu trabalho publicado no site da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP, entidade responsável pela premiação e na Biblioteca Virtual em Saúde.

Dividido entre as categorias Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – e Relatório de Estágio – RE -, o Prêmio Silvia Lane é uma iniciativa da ABEP e tem o objetivo de disseminar e incentivar a pesquisa na área de psicologia, no Brasil. O primeiro colocado de cada categoria, além de ter o trabalho publicado, recebeu como premiação, o custeio de passagem e hospedagem para a participação no III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão.

** Silvia Lane (1933/2006) professora e diretora da PUC/SP foi uma das pessoas que mais contribuiram para o desenvolvimento da Psicologia no Brasil. Autora de vários trabalhos na área da Psicologia em especial na área da análise da subjetividade, acreditou e lutou pela união latino-americana no campo da Psicologia.

A professora Silvia Lane fundou a ABRAPSO, Associação Brasileira de Psicologia Social. Como membro do corpo docente do programa de pó-graduação em Psicologia Social da PUC/SP ajudou a formar muitos professores que hoje, em todo o país, ensinam uma psicologia orientada por um pensamento crítico, preocupado com as urgências da sociedade brasileira.