Reabilitação do Equilíbrio Corporal nas Disfunções Vestibulares

Prazo de inscrição prorrogado até 15 de outubro. Inscreva-se!

CLIQUE AQUI  para ver o cartaz do curso.

Numa proposta pioneira, a Bahiana vai sediar o 1º Curso Multidisciplinar de Reabilitação Vestibular em Salvador, coordenado pela fisioterapeuta e professora Adriana Campos. A Reabilitação Vestibular é um método seguro, inócuo, que serve como coadjuvante e, em alguns casos, como tratamento principal de determinadas vestibulopatias, garantindo aos pacientes melhora da tontura e do desequilíbrio, repercutindo, assim, positivamente em sua qualidade de vida.

A tontura é um dos sintomas mais comumente encontrados na população em geral, chegando a representar a segunda causa de procura por atendimento médico, e traz impactos físicos, funcionais e emocionais aos pacientes. A Reabilitação Vestibular foi desenvolvida na Inglaterra, na década de 40, a partir da parceria de um médico otorrinolaringologista e um fisioterapeuta (Cawtohorn), e que criaram um programa de exercícios para pacientes que sofriam de doenças ou lesões no sistema vestibular. Nestes 70 anos a Reabilitação Vestibular evoluiu muito e tem trazido alívio para um sem número de pessoas que sofrem de tontura e desequilíbrio.

Dessa forma, é fundamental que os profissionais da saúde conheçam as diversas condições patológicas que afetam o sistema vestibular e as formas de atuação no tratamento etiológico e reabilitativo, numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar.

Objetivo
Este curso tem como propósito despertar o interesse de discentes e profissionais das áreas de fisioterapia e fonoaudiologia para o cuidado ao paciente vestibulopata e discutir a atuação interdisciplinar nestes casos.

Público-alvo
Profissionais das Áreas de Fisioterapia e Fonoaudiologia e estudantes destas áreas, a partir do 6º semestre

Adriana Campos Sasaki

Dias da semana e Horários de realização do curso