Jovens do Colégio Oficina conhecem a Bahiana pelo Projeto Escola na Escola

Encontro contou com aulas e atividades interativas.

Uma tarde de aprendizados e troca de conhecimentos marcou o Escola na Escola do dia 29 de agosto, com os alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Oficina. Os estudantes foram convidados a conhecer o Campus Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e também participaram de aulas de Biomedicina.

O projeto Escola na Escola visa estreitar laços com alunos e professores de escolas do Ensino Médio de Salvador proporcionando uma experiência no ambiente da instituição. Durante a visita, são utilizados ambientes da Bahiana a exemplo do parque tecnológico, áreas verdes, laboratórios e bibliotecas. A ideia é diminuir a distância entre os níveis de ensino médio e superior, por meio da troca de saberes entre os docentes, destacando o papel do professor da escola proponente como principal protagonista da relação da sua escola com Bahiana.

A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, realizou a abertura do encontro e explicou aos jovens como funcionam os cursos da instituição e os serviços de saúde públicos e privados prestados pelo Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB) e pela Clínica Odontológica da Bahiana. O coordenador do curso de Biomedicina, Geraldo Ferrado, também concedeu as boas-vindas aos visitantes: “É um momento muito feliz ter os alunos conosco. Gosto muito do Oficina e é uma honra recebe-los”.

Desde o início do passeio, os estudantes demonstraram empolgação com as atividades a serem realizadas. Thaís Araújo, professora de Biologia do Colégio Oficina, estava acompanhando seus alunos e discursou sobre a proposta de ensino do Oficina: “Nosso colégio propõe que os jovens saiam do lugar comum e aprendam sobre a prática do conteúdo que é ensinado em sala de aula. É muito gratificante que eles estejam aqui e descubram os encantos do espaço universitário”.

Os discentes foram divididos em três grupos, e ocorreu um rodízio de aulas sobre a área da citologia ministradas pelos professores de Biomedicina da Bahiana. No laboratório de informática, a professora Théssika Araújo, ensinou aos alunos como identificar organelas em uma plataforma interativa virtual.

O professor Everton da Silva promoveu uma atividade prática no laboratório da instituição, onde os estudantes aprenderam a observar células no microscópio. O aluno do Colégio Oficina, Victor Peixoto, ficou bastante empolgado com a experiência. “Achei bem educativo e me diverti bastante. Sempre gostei de Ciências Biológicas, então tudo o que aprendi aqui foi muito enriquecedor para minha educação”, afirmou.

Diversos métodos dinâmicos de ensinamento foram propostos durante a tarde. O professor Lúcio Barbosa, utilizou exemplos do cotidiano para explicar como funciona a parede celular: “É muito importante que os alunos conheçam novas áreas e entendam processos biológicos a partir de diferentes perspectivas. Dessa forma, eles podem aplicar o que aprendem não só na vida acadêmica, mas também no dia a dia”.