Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Notícia
Instituição avança 16 posições em relação ao ano passado.
Bahiana foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em 2019 Ainda celebrando o título de Melhor Empresa para se Trabalhar na Bahia, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública amplia os festejos, figurando entre as 150 melhores grandes empresas para se trabalhar no Brasil, alcançando o 31º lugar, o que representa um avanço de 16 posições em relação ao ranking do ano passado. O anúncio aconteceu na noite de 12 de agosto, em uma solenidade realizada no auditório do Espaço das Américas, em São Paulo. Representaram a instituição a gestora da Gerência Estratégica de Pessoas e Aprendizagem Organizacional – GEPAP, Telma Bastos, e a supervisora de Desempenho e Benefícios da Bahiana, Louise Tango.

Conforme o ranking nacional GPTW, enquanto a média nacional atingiu o índice de 85% de satisfação dos colaboradores em relação às suas empresas, a Bahiana alcançou a marca dos 88%. No quesito "Práticas Culturais", a Bahiana obteve um percentual de aprovação de 73%. Segundo Telma, o item Práticas Culturais consiste em ações que a Bahiana desenvolve e que são voltadas para as pessoas. "Temos mais de cem práticas voltadas para as pessoas, que vão desde benefícios, integração entre colaboradores e formato de processo seletivo de candidatos a novas vagas, recepção de novos colaboradores, entre outras. É a forma como a instituição se relaciona com os seus funcionários. Hoje, das vagas que oferecemos ao ano, 56% são ocupadas por colaboradores da própria instituição, por meio de seleções internas", pontua. A média final da instituição, incluindo todos os critérios avaliados, foi de 83% e a nacional, 82%.

Com relação aos resultados dos últimos anos, em que a Bahiana tem avançado nas colocações de GPTW, Telma avalia que o êxito é reflexo de uma política de transparência dentro da instituição. "Temos avançado porque estamos, cada vez mais, desenvolvendo a relação de confiança, por meio da transparência nos processos. Com uma comunicação mais fluida entre as áreas e a GEPAP buscamos entender as necessidades das pessoas, empreendendo juntos e fazendo com que essas pessoas sejam protagonistas das mudanças que irão atender às suas necessidades".

Outro ponto de destaque, de acordo com Telma, foi a melhora na comunicação: "No ano passado, demos um salto porque alinhamos a comunicação, eliminando as distorções nas informações. Neste ano, estamos sedimentando a confiança e a credibilidade, dando mais evidência à ideia de que estamos caminhando juntos, atendendo às solicitações e implementando as ações factíveis”.

Telma conta que, há algum tempo, a Bahiana vem implementando novas estratégias para intensificar o diálogo com os colaboradores, a fim de acolher demandas e trabalhar para corresponder às suas expectativas sobre essas melhorias. Desde 2017, a instituição vem realizando workshops de escuta, nos quais o colaborador pode contribuir com sugestões, críticas e novas ideias, para que novos planos de ação sejam traçados, a fim de implantar melhorias na empresa.

A responsável pela realização desses encontros é Louise Tango. Ela avalia que o crescimento da Bahiana nas premiações do GPTW é reflexo dos valores institucionais inseridos no dia a dia dos colaboradores: "As pessoas seguem os valores de humanização da Bahiana. Elas cuidam muito umas das outras, são preocupadas com seus colegas, seus gestores. Vejo muito isso nos workshops. Isso tem muito a ver com a ideia de bem-estar e saúde, que é a alma da instituição".

Ranking Nacional

A 23ª edição do ranking As Melhores Empresas Para Se Trabalhar – GPTW Brasil englobou 150 organizações, que receberam o prêmio de reconhecimento, sendo 80 grandes, 35 médias, em âmbito nacional, e 35 médias multinacionais. Ao todo, foram 2.645 empresas inscritas no processo, representando 1.305.881 colaboradores.

Parcerias com instituições acadêmicas internacionais, contínua capacitação dos colaboradores, ampliação e implementação de novos benefícios são alguns dos atributos que vêm sendo agregados ao dia a dia da família da Bahiana, o que reflete diretamente no avanço da instituição, ano após ano, nas colocações GPTW.

Benefícios Bahiana

Cunhados nos valores humanísticos da instituição, os benefícios são sempre planejados e implantados tendo como foco o bem-estar do colaborador e de sua família. Percebendo que o quadro de funcionários da instituição conta com 66% de colaboradoras mulheres em idade fértil, algumas políticas foram adotadas especificamente para esse perfil funcional, a exemplo da redução de carga horária de trabalho para mães que tenham retornado da licença-maternidade, durante o primeiro ano de vida do bebê – com redução salarial autorizada pela colaboradora. Outra ação é a não compensação na carga horária de trabalho dos recessos institucionais para mães com filhos de até 2 anos de idade.

Aos homens, também foram concedidos benefícios, como a ampliação da licença-paternidade de 5 para 15 dias. Para os recém-casados, foi instituída a Bahiana de Mel, que implica na ampliação da licença-casamento para 5 dias úteis.