Alunos do Colégio Marista conhecem os cursos de saúde da Bahiana

Visita fez parte do projeto Bahiana por um dia.

Meditação, conhecimento sobre o corpo humano e atividades lúdicas. Assim foi a quarta-feira de 31 de julho dos estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista, que participaram do Bahiana por um dia, no Campus Cabula, e visitaram os cursos de saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O início do tour foi realizado no Laboratório Morfofuncional, onde os alunos de Medicina da Bahiana, monitores do Grupo de Ciências Morfofuncionais, lecionaram sobre os sistemas: musculoesquelético; geniturinário e digestório; cardiorrespiratório e neuroendócrino.

Com o objetivo de entender como funciona a profissão da fisioterapia, a fisioterapeuta Eulália Barros ensinou, através de uma atividade prática, como identificar os ossos e músculos do corpo humano. Os alunos empolgaram-se ao realizar o exercício e demostraram bastante interesse pela área da saúde.

A orientadora do Colégio Marista, Mary Machado, demonstrou satisfação com o Bahiana por um dia. “Os alunos ficaram felizes com a possibilidade de conhecer os cursos de graduação, pois eles estão em ano de vestibular e ficam ansiosos com a escolha profissional. Então, participar desse projeto é uma oportunidade incrível para a formação deles”.

A visita à Clínica Odontológica da Bahiana foi repleta de aprendizados. A gestora Lísia Oliveira mostrou como é feito o atendimento aos pacientes e apresentou as instalações do centro cirúrgico e dos ambulatórios. O tour continuou no Laboratório de Estudo do Movimento com o professor de Educação Física Paulo Rodrigo, onde ele explanou sobre as diversas áreas de atuação do profissional de educação física e promoveu um momento de meditação e relaxamento com os alunos.

A professora Cristiane Magali motivou os estudantes com uma atividade lúdica, com o objetivo de ensinar como a enfermagem é um campo de atuação variado e que tem o foco no cuidado do paciente em conjunto com outras áreas da saúde.

Quando se trata de entender o funcionamento da psicologia, muitas pessoas pensam a partir do senso comum. Foi com foco em desmistificar isso, que o psicólogo Fernando Lopes explicou para os alunos quais os mitos e as verdades sobre a psicologia. A tarde foi finalizada no Laboratório de Ciências Químicas, Físicas e Biológica, onde a biomédica Emily Figueiredo promoveu uma prática de microscopia.

A estudante do Colégio Marista, Acacia Lemos, contou como o fato de conhecer os cursos da Bahiana influenciou positivamente nas suas decisões em relação à carreira. “Foi muito interessante conhecer esses cursos e participar dessas atividades. Eu ainda vou decidir qual profissão seguir, mas, com certeza, o momento de hoje vai me ajudar a entender o que eu quero para a minha vida”.

Confira a galeria de fotos