Notícias

Notícias

Grupo de Pesquisa Outras Palavras em Saúde realiza Colóquio sobre Literatura e Narrativas em Saúde

Evento é fruto de parceria entre Bahiana e UNEB.

compartilhe

Unir campos de saberes e estimular a reflexão e a humanização na saúde. Este foi o objetivo do Colóquio sobre Literatura e Narrativas em Saúde que aconteceu no Campus Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, nos dias 10 e 11 de maio. O encontro foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Outras Palavras em Saúde (GPOPS) e contou com o apoio da Bahiana, por meio do curso de Medicina e do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD), da UNEB, por meio dos cursos de Medicina e Letras e da Cátedra Fidelino Figueiredo.

A primeira fala foi da professora do curso de Letras da USP Fabiana Carelli, que abordou de que forma a literatura interpela a realidade e o discurso científico e como existem verdades que só podem ser ditas pela metáfora: "... a metáfora do corpo, da doença. Como diria Heidegger: ‘só o pensar e o poetar ainda nos podem salvar ’”, pontuou.

A programação contou também com a oficina sobre narrativas, ministrada pelo professor Sérgio Zaidhaft (UFRJ). A escuta do outro, a transcrição e a interpretação das histórias contadas foram o fio condutor para despertar a sensibilidade, as memórias e os vínculos, elementos fundamentais na prática do encontro clínico.

O GPOPS surgiu do encontro de professores da BAHIANA e da UNEB, com o intuito de pensar o papel da literatura e das narrativas na medicina e na saúde em geral.