Bahiana promove palestra internacional sobre ética no encontro clínico

Palestrante foi o fisioterapeuta francês Jean Paul Rességuier.

Novos conceitos e possibilidades na prática do ensino da humanização em saúde. Esse foi o foco da palestra sobre ética no encontro clínico, ministrada pelo fisioterapeuta francês Jean Paul Rességuier, no dia 27 de abril, no Campus Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O encontro foi uma iniciativa do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e o Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD).

Na ocasião, Jean Paul Rességuier abordou exemplos de casos clínicos de reabilitação e fisioterapia para ilustrar como aspectos culturais e sociológicos influenciam no trabalho dos profissionais de saúde e no exercício do cuidado com o paciente.

O palestrante reafirmou a importância do atendimento direcionado na área de saúde e como isso afeta positivamente na recuperação do paciente: “A minha apresentação destacou a relevância do campo da educação no entendimento da área da saúde, pois, atualmente, os profissionais de saúde fazem mais do que apenas um trabalho, eles exercem intervenções na vida das pessoas através do cuidado. Então, é essencial conhecer o cidadão e entender o seu contexto de vida para tratá-lo da forma mais adequada e humanizada possível”.

Alunos, professores e profissionais da saúde assistiram à palestra. A professora Simone Cardoso, coordenadora do curso de Enfermagem, contou como entender essa temática da humanização na saúde influencia na formação do universitário: “É fundamental compreender mais sobre o paciente, pois quando se trabalha com saúde é necessário estar conectado com a essência do cuidado na promoção da qualidade de vida”.

A estudante do 7º semestre de Enfermagem, Thaís Moura, relatou como os ensinamentos de Jean Paul Rességuier podem ser aplicados à sua área de atuação: “Nós enfermeiros acompanhamos o paciente constantemente, e é importante saber como agir e como trabalhar com a pessoa de forma mais humana. Hoje aprendi mais sobre como questões filosóficas contribuem na capacidade de estar em contato com o mundo, com o presente e atuar profissionalmente em prol do aperfeiçoamento do cuidado”.

A principal lição do fisioterapeuta Jean Paul Rességuier é que o profissional de saúde precisa reconhecer o contexto no qual as relações de cuidado acontecem para poder ter uma atuação plena. Ao final do encontro, Angélica Mendes, coordenadora do NAPP, compartilhou o seu sentimento de gratidão: “É muito bom estar aqui, nesse momento de renovação dos nossos conhecimentos. Nós, da área da saúde, precisamos entender a responsabilidade de cuidar da vida do outro e o quanto essa atuação é importante para a sociedade”.

Confira a galeria de fotos