Bahiana por um dia recebe Colégio São Lázaro

A visita ao Campus Cabula proporcionou aos estudantes vivência universitária.

O dia 24 de abril foi marcado pela visita dos estudantes do Colégio São Lázaro à Bahiana. Os alunos tiveram um dia de vivência universitária graças ao programa Bahiana por um dia, que acontece no Campus Cabula, das 14h10 às 17h, semanalmente. Os cursos da Bahiana foram apresentados individualmente, com exposições que duraram 20 minutos cada.

O roteiro de atividades foi iniciado na sala S08, com uma Experimentação em Eletroterapia, técnica usada na Fisioterapia Neurológica. O professor Bruno Góes, que foi o responsável pela iniciativa, explicou também as demais áreas de atuação do fisioterapeuta. Bruno destaca que os alunos foram bastante receptivos: “Como houve muito interesse, apresentei os canais institucionais da Bahiana, assim, eles poderão conhecer um pouco mais do curso”. Em seguida, para apresentar o curso de Medicina, os monitores do Grupo de Ciências Morfofuncionais demonstraram os componentes curriculares no Laboratório Morfofuncional.

No Centro Odontológico da Bahiana, a gestora Lísia Oliveira apresentou a estrutura de atendimento da unidade aos estudantes do terceiro ano. Dando prosseguimento ao cronograma de visita, no Laboratório de Estudo do Movimento / Laboratório de Habilidades em Educação Física, o professor João Franco realizou uma dinâmica para incentivar à prática de exercícios.

Já na sala S03, a professora Cristiane Magali, do curso de Enfermagem, provocou a reflexão dos secundaristas em relação ao entendimento do Cuidar na Enfermagem. Cristiane enxerga a iniciativa como uma chance de esclarecer as dúvidas de jovens num momento decisivo: “Entre as profissões da área de saúde, a Enfermagem, na maioria das vezes, não é a primeira escolha, por isso, a ação é uma grande oportunidade de promover a área. Espero que tenhamos deixado boas sementes”.

Fernanda Arruti, psicóloga e ex-aluna da Bahiana, ensinou métodos ligados à Psicologia para o alívio dos sintomas de tensão, na sala S08. “Participar do Bahiana por um dia foi muito bacana”, conclui a ex-aluna. Para encerrar a iniciativa, a atividade de Microbiologia foi ministrada pela biomédica e ex-aluna da Bahiana, Emilly Figueiredo, no Laboratório de Ciências Químicas, Físicas e Biológicas I.

A estudante Beatriz Reis, 17 anos, parabenizou o programa e contou que, após conhecer mais sobre os cursos, se interessou pela área de Biomedicina, que, até então, não conhecia. Por outro lado, Jade Rios, também estudante do Colégio São Lázaro, 17 anos, se encantou pelas áreas de Fisioterapia e Psicologia.

Confira a galeria de fotos.