Bahiana realiza Projeto Jovem Socorrista com estudantes do Ensino Médio

Os participantes foram os alunos do Colégio Nossa Senhora da Conceição.

No último sábado (13), a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública promoveu o Projeto Jovem Socorrista, no qual os alunos do Colégio Nossa Senhora da Conceição puderam realizar um curso de primeiros socorros. As aulas aconteceram durante a manhã, no Campus Cabula, e foram ministradas pelos graduandos da Medicina da Bahiana, como parte da Monitoria de Primeiros Socorros.

A professora e coordenadora do laboratório morfofuncional da Bahiana, Suzana Araújo, contou como funciona a proposta do projeto. “Através da Monitoria de Primeiros Socorros, estamos ensinando conceitos básicos de imobilização de fratura, o que fazer no momento da queimadura ou do engasgo e outras manobras. Como a faixa etária desses alunos está entre 14 e 16 anos e cursa o 1º ano do Ensino Médio, foi utilizada uma linguagem bastante acessível”.

Fabiana Perin, gestora do Núcleo de Relacionamento Institucional da Bahiana  e responsável pela organização do evento, relatou o que ocorreu na estruturação do Projeto Jovem Socorrista. “Sempre entramos em contato com as escolas presentes no entorno da Bahiana, seja no Cabula ou em Brotas, e, com isso, levamos informações sobre os cursos”.

Os estudantes foram divididos em grupos e tiveram aulas teóricas e práticas, em salas de aulas e no Laboratório Morfofuncional. Durante a manhã, foi realizada uma demonstração prática de imobilização e checagem de diversas partes do corpo. O aluno Eric Melo, do Colégio Nossa Senhora da Conceição, compartilhou o que achou do Projeto Jovem Socorrista: “Achei muito legal aprender sobre primeiros socorros, pois, dessa forma, podemos auxiliar alguém que precisa, quando vemos uma pessoa engasgada ou passando mal na rua e precisando de alguma ajuda. É muito importante saber que agora posso ajudar o próximo”, finaliza.

Confira a galeria de fotos.