Bahiana Saúde inaugura Ambulatório da Comunidade

Novo espaço conta com nove consultórios e uma sala de vacina.

A Bahiana Saúde passa a contar com mais um espaço de acolhimento e atendimento de saúde. Trata-se do Ambulatório da Comunidade, um anexo localizado no Campus Brotas, inaugurado no dia 1º de fevereiro com a presença do diretor médico prof. Humberto Castro Lima Filho e da Coordenadora de Operações do Bahiana Saúde, Mariana Soliani, além de professores e colaboradores.

Com nove consultórios e uma sala de vacina, o novo ambulatório é o espaço onde serão realizados atendimentos de pré-natal de baixo risco, clínica médica e pediatria (puericultura) para crianças de 0 a 23 meses. No local, também será realizada a residência da Bahiana de Medicina de Família e Comunidade. "O Ambulatório da Comunidade é um anexo da Bahiana Saúde, onde o atendimento é, exclusivamente, acadêmico, ou seja, realizado por professores e alunos, para demanda de consultas básicas", esclarece a gestora de Enfermagem da Bahiana Saúde, Ana Paula Monteiro.

Na ocasião, Dr. Humberto apresentou a estrutura de atendimento da Bahiana Saúde que engloba as clínicas de Fisioterapia e de Psicologia, o Centro Médico, o Centro Odontológico e a Clínica de Odontologia, estes dois últimos localizados no Campus Cabula. "Hoje foi a apresentação do Ambulatório da Comunidade, que é um espaço novo da Bahiana, voltado para atender o paciente do SUS de forma humana, confortável e ética. Acho que é um marco para a instituição, porque a partir da construção desse novo ambulatório, desencadeia-se uma verdadeira mudança de fluxo do atendimento ao paciente", enfatiza.

Dr. Humberto estima que, por ano, cerca de 300 alunos realizarão atividades no novo espaço e aproximadamente 2 mil pacientes sejam atendidos. Ele destaca o aspecto inovador da iniciativa e enfatiza a importância de humanizar os espaços de atendimento. "Como diz Paulo Freire: 'Há uma pedagogicidade indiscutível na materialidade do espaço'. É um jeito sintético de dizer que o espaço físico, o cuidado, a beleza, a estética, a informação e a limpeza são importantes, além de terem uma função pedagógica. É uma forma de ensinarmos aos estudantes, médicos e aos próprios pacientes que respeitamos as pessoas".

Confira a galeria de fotos.