Curso de Vivências em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é realizado pela Bahiana

Recursos arrecadados pelo curso serão doados para programa social.

Inserção de atividades mais humanizadas na área da saúde e colaboração com uma causa socioambiental – esses foram os propósitos do Curso de Vivências em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no dia 15 de setembro, no Campus Cabula. O evento foi idealizado pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPIS), em parceria com o Programa Germinar. Os participantes tiveram aulas de práticas corporais chinesas, terapia comunitária integrativa, meditação e yoga.

A professora e biomédica Renata Roseghini, que conduziu as atividades, explica o que são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e a importância de entender essa temática. “As PICS são exercícios que trabalham o equilíbrio energético do corpo e da mente e proporcionam um auxílio na cura de enfermidades. A proposta do curso foi possibilitar uma vivência das PICS para o público geral, para que eles possam entender como essas práticas podem ser introduzidas no Sistema Único de Saúde (SUS). O valor arrecadado do curso será doado ao programa Germinar, que tem uma função social e ambiental”.

Além do curso, o evento contou com uma oficina de compostagem, brechó, vendas de alimentos orgânicos e contação de histórias. Essas ações foram realizadas pelo Programa Germinar, um projeto que forma facilitadores para grupos com foco na sustentabilidade socioambiental.

Silvio De Felippes, colaborador do Germinar, expressa como se constitui essa iniciativa social: “O nosso programa tem o objetivo de formar pessoas que possam cuidar melhor do mundo. Esse projeto surgiu há mais de 40 anos, por meio de empresas que promoviam atividades educativas para jovens e colaboradores. A partir disso, o projeto se desenvolveu e, com o tempo, se tornou o Germinar. Nós buscamos ajudar todos os tipos de comunidades. Hoje, a Bahiana cedeu esse espaço para podermos gerar recursos para o nosso programa e continuar fomentando o nosso trabalho social”.

O curso teve a presença de diversos alunos e profissionais de saúde. A biomédica e ex-aluna da Bahiana, Luisa Vieira, conta como foi a experiência de participar desse momento: “O curso foi excelente. Trabalhamos com práticas corporais chinesas, que têm o objetivo de reestabelecer a energia do corpo. E foi muito bom, precisamos disso no dia a dia e, muitas vezes, não percebemos o nosso próprio corpo. Esse evento foi maravilhoso, pois trouxe para o meio acadêmico a questão das PICS, que tem o propósito de trabalhar a nossa energia e a capacidade de cura. Sou apaixonada pelas práticas integrativas”.

Confira as fotos.