Estudantes do Colégio Favo conhecem a Bahiana

O programa Bahiana por um dia proporcionou aos visitantes contato com o ambiente acadêmico da instituição.

A primeira edição do segundo semestre de 2018 do Bahiana por um dia aconteceu no dia 25 de julho, com a visita dos alunos do Colégio Favo ao Campus Cabula. A programação foi dividida por área de conhecimento, a fim de proporcionar aos estudantes do ensino médio orientação profissional e contato com o ambiente acadêmico da Bahiana, além de apresentar a infraestrutura da instituição.

O roteiro da visitação abrangeu atividades relacionadas aos cursos de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina.

Para apresentar o curso de Medicina, os monitores do grupo de ciência morfofuncional expuseram, sob orientação da professora Suzana Araújo, os componentes curriculares classificados em quatro estações no laboratório morfofuncional: sistema musculoesquelético, sistema geniturinário e digestório, sistema neuroendócrino e sistema cardiorrespiratório. Para tanto, os secundaristas se subdividiram em pequenas equipes por meio de rodadas revezadas.

Na Sala S01, PAV III, ocorreu a atividade de Experimentação em Eletroterapia, com o objetivo de evidenciar as práticas do curso de Fisioterapia. A responsável por essa etapa foi a professora Rachel Trinchão. Em Odontologia, a supervisora administrativa do Centro Odontológico, Lísia Oliveira, apresentou o Centro Odontológico da Bahiana, incluindo sua estrutura e formas de atendimento.

No laboratório de Estudo do Movimento / Habilidades em Educação Física, a rotina de laboratório em ciência do esporte foi explicada pelo professor e coordenador Clárcson Plácido, que parabeniza a iniciativa por representar uma oportunidade que os estudantes têm de se aproximar da rotina universitária.

Os estudantes também puderam aprender e participar de condutas que envolviam a reanimação cardiopulmonar (RCP), no laboratório de Enfermagem, com a professora Ronesca Santana Dias. Na sala S07, PAV III, a professora e coordenadora Sylvia Barreto mediou a atividade Mitos e Verdade sobre a Psicologia. Já as atividades relacionadas ao curso de Biomedicina foram aplicadas no laboratório de Microscopia, com o professor Adalardo Carneiro.

Confira as fotos.