Professora da Bahiana recebe prêmio nos EUA

A entrega foi realizada em San Diego

A professora Hygia Maria Nunes Guerreiro, do curso de Biomedicina da Bahiana, recebeu, em maio deste ano, o Prêmio Internacional para Professores concedido pela American Society of Microbiology (ASM) e UNESCO. A entrega aconteceu durante uma conferência realizada em San Diego, Califórnia, nos EUA. A premiação destina-se a incentivar a prática docente de professores universitários de países com recursos limitados. Entre os nove premiados, foram escolhidos professores dos continentes africano, asiático e da América Latina.

Além da premiação, a conferência promoveu o intercâmbio de experiências e proporcionou aos integrantes conhecerem novos métodos de ensino que envolvem ativamente o estudante, propiciando um entendimento duradouro em Microbiologia. A ideia é melhorar a qualidade do  ensino da disciplina em seu país de origem.
Além de oferecer um treinamento interativo para demonstrar como utilizar os recursos da  ASMna construção de novas técnicas,a conferência possibilitou aos professores a participação em um Fórum constituído de sessões plenárias, discussões e grupos de trabalho. Os integrantes do programa também participam, pelo período de um ano, de uma comunidade de aprendizado que continua a fornecer treinamento e assistência após o retorno às suas Instituições.
“O encontro foi de grande proveito para mim, me animando a implementar novas técnicas de ensino das disciplinas das quais faço parte na Bahiana”, declara professora Hygia. Ela já tem uma estratégia para a disseminação de sua experiência nos EUA que vai incluir a criação de uma comunidade virtual em português, no site da American Society of Microbiology, para a troca de experiências de ensino.
Dentro de seus planos, também estão a realização de um workshop sobre troca de experiências em metodologia de ensino e de um encontro de professores antes do Congresso Brasileiro de Microbiologia, contando com o apoio de integrantes da ASM. Nesta ocasião, ela pretende apresentar um trabalho em forma de pôster: Motivational Activites Can Improve College Students’ Learning.