Abertas as inscrições para o CONIC-SEMESP 2010

Inscrições seguem abertas até o dia 31 de agosto

Maior Congresso de Iniciação Científica do Brasil chega a sua 10ª edição. Evento tem expectativa de receber mais de 1.500 trabalhos e 3 mil participantes nos dias 19 e 20 de novembro em São Paulo. Inscrições seguem abertas até o dia 31 de agosto.

O Semesp abriu as inscrições para o maior Congresso Nacional de Iniciação Científica, o 10º Conic-Semesp. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo Portal do Semesp até o dia 31 de agosto.

Podem participar estudantes de graduação de instituições públicas e particulares, do Brasil e do exterior, orientados por professores, mestres ou doutores. O Congresso, que acontece nos dias 19 e 20 de novembro no Instituto Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo, visa identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidade, como fator determinante ao exercício da criatividade.

Os projetos deverão ser devidamente enquadrados em uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias “Concluído” ou “Em andamento”. Eles passarão por avaliações, conduzindo à pré-seleção e à seleção final, realizadas por corpo docente especialmente designado para a leitura dos trabalhos. No ano passado, o evento recebeu mais de 1.400 inscrições.

O Congresso deste ano homenageia o filósofo Aristóteles (384 A.C. a 322 A.C.), criador do pensamento lógico, adotando como slogan uma de suas citações: “Todos os homens, por natureza, desejam saber”. Para os professores-pesquisadores e para as próprias instituições de ensino superior, o Congresso é um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.

Prêmios
Haverá uma premiação ao 1º colocado de cada uma das cinco áreas do Conhecimento nas categorias “Concluído” e “Em andamento”. Também será concedido um prêmio especial para o trabalho da categoria “Concluído”, dentre os premiados, que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social. Os trabalhos premiados cujo Autor ou Coautores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão o valor do prêmio, conforme as regras do Regulamento, acrescido de 50% do valor. Esse critério não incide sobre o prêmio especial. Pelo segundo ano consecutivo haverá, ainda, o prêmio Incentivo ao Ensino Superior.

Além dos prêmios, será expedido um Certificado para todos os Autores, Coautores e Orientadores dos projetos apresentados.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail conic@semesp.org.br.

Para conhecer o regulamento e realizar a inscrição de trabalhos, acesse este link.

10º Conic-Semesp
Data das apresentações: 19 e 20 de novembro de 2010