Notícias

Notícias

Bahiana realiza III Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Evento, que reuniu profissionais das áreas de RH e Gestão de Pessoas, discutiu a gestão de pessoas nos serviços de saúde.

compartilhe

No dia 8 de junho ocorreu, no Campus Cabula, o III Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O evento reuniu profissionais das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas e trouxe como tema “Serviços em saúde: desafios para a gestão de pessoas”.

Conforme explicou a coordenadora do curso, Sylvia Barreto, o evento teve como objetivo “discutir a complexidade dos serviços em saúde, a gestão de pessoas nesse âmbito e os processos de acreditação, levando em consideração a proposta de se criar um espaço para discussão de temáticas emergentes dentro do cenário organizacional. Por isso, a versão deste ano contou com a presença de muitos parceiros que trouxeram casos de sucesso, além da inserção da experiência no setor de RH da própria Bahiana”.
 

     
A coordenação do terceiro encontro ficou por conta da professora doutora em Psicologia Organizacional, Eliana Edington da Costa e Silva, que destacou o empenho da comissão organizadora composta pelas professoras Carolina Aguiar, Myla Arouca, Márcia Tironi e Carmem Barbosa; todas especialistas em psicologia organizacional e do trabalho.

Eliana Edington lembra que o encontro é “resultado de um trabalho muito importante que temos melhorado a cada ano. Nessa edição foram selecionadas sete convidadas, no ano passado, houve apenas um e isso já é um diferencial, pois mostra que o evento atingiu um porte maior. Focamos na área de serviços em saúde, expertise da Bahiana, e, também em convidar nossos parceiros e profissionais da área de gestão de pessoas em serviços de saúde. Além disso, esse convite foi extensivo a vários dos nossos ex-alunos, não somente àqueles que possuem o currículo atrelado, mas aos que exercem funções afins, afinal, escutar profissionais com uma gama de experiências e formações contribui para o aprendizado de todos. A participação do grupo de pesquisa da Bahiana, voltado para estudos psicossociais na área de trabalho, também foi bastante relevante.”
 

     
Eliana acrescentou que essas ações fortalecem a formação dos profissionais e que “Psicologia organizacional e do trabalho é uma das ênfases do curso de psicologia da Bahiana que esse ano faz 18 anos de existência, sendo prevista uma comemoração no segundo semestre”.

O evento que teve carga horária de 8h abrangeu a conferência “Desenvolvimento Humano nas Instituições de Saúde: sonho ou realidade?”, ministrada pela psicóloga e consultora na área de saúde, Walkyria Camarotti. O panorama do trabalho na saúde, bem como os obstáculos na gestão de pessoas, integrou a explanação da psicóloga. Walkyria relatou que se sentiu honrada por ter participado e considera o evento “importantíssimo para o crescimento da psicologia organizacional e do trabalho e para incentivar as pessoas a terem brilho nos olhos e encanto pela área”.
 

     
 “A psicologia tem uma demanda muito grande para clínica, as pessoas esquecem que a psicologia é única e que a própria psicologia organizacional precisa do olhar da clínica e a clínica precisa do olhar do trabalho. Hoje a maior parte da demanda que atendemos nos consultórios são de pessoas com sofrimento no trabalho”, conclui Camarotti, elogiando o evento em si: “o tema e a estrutura do encontro foram muito atraentes, isso só tem a crescer em termos de captura de pessoas interessadas pelo campo”.  

As psicólogas Eugênia Ávila, da DASA; Patrícia Sena, da    Santa Casa da Bahia; e Telma Bastos, gestora Estratégica de Pessoas e Aprendizado da Escola Bahiana de Medicina apresentaram a palestra “‘Como eu faço’: boas práticas de gestão” que descreveu os cases de sucesso do setor de Recursos Humanos das respectivas instituições.

A mesa-redonda “Desafio da gestão nos processos de acreditação de pessoas”, teve a participação das psicólogas Eliane Simoni, do Hospital Aliança; Simone Vargas e Vilma Cavalcante, ambas do Hospital do Subúrbio; e Vanessa Costa, do Hospital São Rafael.
 

     
Camila Pinho, analista de Desenvolvimento de Pessoas do Hospital Humberto Castro Lima, pontuou que o evento de Psicologia Organizacional “proporcionou uma troca muito rica entre os profissionais, possibilitando a reflexão de novas práticas que podem ser adotadas na gestão de pessoas, bem como o aprimoramento do nosso olhar e escuta enquanto psicólogo nas organizações”.

“Foi uma excelente oportunidade de aprendizado. Uma troca de vivências enriquecedora”, afirmou Isadora Plácido, estagiária do setor de gestão de pessoas do HHCL. A estudante fez questão de frisar que se sentiu grata pela oportunidade de participar do III Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Bahiana.

Confira as fotos.