Bahiana realiza VI Encontro de Lutas em Saúde Mental

O encontro foi realizado na última sexta (04) e contou com a presença de professores e estudantes de instituições de ensino superior.

Abrindo as comemorações do mês de apoio à saúde mental, o curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou, no dia 4 de maio, no Campus Cabula, o VI Encontro de Lutas em Saúde Mental, cuja temática foi retratada a partir de diferentes abordagens acadêmicas e profissionais. O evento, gratuito e aberto ao público externo, teve a participação de professores e estudantes de diversas instituições de ensino superior.

A mesa-redonda teve como tema principal a “Formação em Saúde Mental em Tempos de Incerteza” e contou com as palestrantes convidadas Milena Lisboa (Bahiana), Ivete Santos (UFBA/Lemos de Brito) e Vládia Jucá (UFBA). O evento foi coordenado pelo professor do curso de Psicologia da Bahiana, Rafael Fernandes.

A psiquiatra Ivete Santos trouxe como tema “Ensinar e Aprender como Atos de Transformação”, em que falou sobre sua atuação com saúde mental forense na Penitenciária Lemos Brito e na academia. “Dar visibilidade a essa área de trabalho é uma dimensão transformadora, para que se possa entender como esse sistema influencia a sociedade”, declarou.

“Micropolítica e território: a extensão como usina de invenção de dispositivos de cuidado” foi o tema da fala da professora do curso de Psicologia da Bahiana Milena Lisboa, que abordou a experiência com o Centro de Atenção às Juventudes (CAJU) da Bahiana. Ela abriu sua participação com a leitura de um texto-manifesto, propondo uma análise mais crítica sobre as formas de poder e sua relação com o contexto sociopolítico do Brasil, tendo como referência o autor Michel Foucault.

A importância das experiências de estágio no âmbito da saúde mental e quais as propostas de mudanças para esse campo na área acadêmica foi o foco da fala da professora do curso de Psicologia da UFBA Vládia Jucá, cujo tema foi “Estágio em Psicologia como Dispositivo Clínico-Político. ”

A coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana, Sylvia Barreto, destacou a importância de iniciar o mês com a discussão desse assunto, pois, em 18 de maio, é celebrado o Dia da Luta Antimanicomial. “A gente resolveu abrir o mês de maio com o nosso Encontro de Lutas em Saúde Mental, que já é um evento histórico e faz parte do calendário do curso de Psicologia. A proposta do evento é ser um evento reflexivo, considerando o que está acontecendo no contexto político hoje. Vamos discutir como fica a formação e as práticas em saúde mental diante do que a gente está vivenciando no cenário político.”

Durante a abertura do evento, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, prof. ª Luiza Ribeiro, enfatizou a preocupação do curso de Psicologia da Bahiana em propor um evento com foco na saúde mental. Ainda afirmou que “o evento celebra essa preocupação do curso de Psicologia da Bahiana com o atual contexto do Brasil e do mundo. Um curso que está fazendo 18 anos, a maioridade, e isso quer dizer muita coisa. São duas décadas, praticamente, formando profissionais muito comprometidos com o cuidado com o outro”.

Os estudantes também participaram da organização do evento. A graduanda do 5º semestre de Psicologia, Luiza Rodrigues, falou sobre como “é importante para os discentes participarem de um encontro como esse, em que há discussões através de uma perspectiva da ciência de forma mais humanizada”.

Confira as fotos.

Especialização em Saúde Mental e Atenção Básica
A Bahiana possui uma Especialização em Saúde Mental e Atenção Básica que é coordenada pela prof.ª Maria Antonieta Nascimento Araújo. “É um curso para todas as áreas e caminha nessa direção, para que alunos, ex-alunos e profissionais das diversas áreas de saúde se qualifiquem para o atendimento no campo da saúde mental, com prevenção e promoção da saúde,” afirma a coordenadora.

Para mais informações sobre o curso, acesse o link.