Bahiana firma importante parceria para uso de ferramenta de pesquisa

Acordo com a Universidade de Vanderbilt viabilizará o acesso ao Research Eletronic Data Capture.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública acaba de firmar parceria com a Universidade de Vanderbilt, nos EUA, para disponibilizar à sua comunidade científica o Research Eletronic Data Capture (REDCap).

REDCap é uma das ferramentas de pesquisa mais avançadas do mundo e foi criada, em 2004, por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, Estados Unidos). Ela conta com o suporte financeiro do National Institute of Health (NIH), e tem apoio técnico-científico do REDCap Consortium, constituído por mais de 2.600 instituições em mais de 117 países nos 6 continentes. REDCap foi introduzido no Brasil em 2011, através da Faculdade de Medicina da USP. Hoje, o Consórcio REDCap Brasil é a entidade responsável, no país, pela representação oficial da ferramenta junto a mais de 100 renomadas instituições.

O REDCap é uma ferramenta robusta e profissional, cuja base é totalmente on-line para criação e manejo de banco de dados, com foco na pesquisa clínica e epidemiológica. Com ele é possível criar banco de dados e formulários com acesso e autenticação on-line, compartilhar ficha de coleta entre pesquisadores do grupo, inclusive em projetos multicêntricos, receber dados, como laudos de exames ou relatórios e, ainda, auditar dados remotamente, por exemplo. Tudo em uma interface de fácil uso, inclusive compatível com smartphones e tablets, segura, passível de interface com o prontuário eletrônico e com os principais programas de análise de dados.

O cadastro de pesquisadores da Bahiana para o uso da ferramenta será feito por meio de solicitação realizada por e-mail, do líder do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Os e-mails devem ser enviados para o NUPS – Núcleo de Projetos em Saúde (nups@bahiana.edu.br).

Quer saber mais? Siga o link deste vídeo tutorial.

Ou acesse o site do REDCap na Universidade de Vanderbilt.