I WORKSHOP BAIANO DE BIOTECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Pela primeira vez a Bahia sediará um Workshop destinado a difundir os avanços biotecnológicos aplicados à saúde. Este evento, contará com a participação de pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisas nacionais e internacionais de reconhecida produção na área da Saúde. O evento promoverá a troca e discussão científica entre profissionais e estudantes sobre as atuais aplicabilidades da biotecnologia na área da saúde. Ainda objetiva estimular a formação de redes de colaborações entre pesquisadores, a fim de fortalecer a área da Biotecnologia na Região e, assim, estimular a massa crítica de profissionais com competência em Biotecnologia e áreas afins. O Brasil é um dos maiores detentores da biodiversidade e em especial o Nordeste, possui 42% da sua área constituída pelo semi-árido; uma região com clima e biodiversidade únicos em todo o mundo. Essas e outras características tornam o cenário muito promissor para a descoberta/desenvolvimento de novos produtos/insumos biotecnológicos.

Palestrantes Convidados
Dr. Alberto Noronha Dutra - University London (Londres)
Drª. Flora Maria Fernandes- Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública- EBMSP
Drª. Milena Botello Soares- Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael- CBTC/HSR
Drª. Cynara Gomes Barbosa - Universidade do Estado da Bahia-UNEB
Dr. Marcos Vannier – Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ
Drª. Theolis Barbosa Bessa - Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ
Dr. Artur Dias Lima - Universidade do Estado da Bahia-UNEB/EBMSP
Drª. Songeli Menezes - Universidade Federal da Bahia- UFBA/ EBMSP
Drª. Suzana Ramos Ferrer - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP
Drª. Camila Indiani - Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ/EBMSP
Dr. Abrahão Baptista - Universidade Federal da Bahia- UFBA
Dr. Mickelson Costa - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP
Drª. Alena Medrado - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP
Ms.C. Tercio Carneiro Ramos - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Drª. Luciana Lyra Casais e Silva - Universidade do Estado da Bahia-UNEB / EBMSP
Drª. Paula Lage von Buettner Ristow - Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ
Prof. Jader Donato - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP
Ms.C. Jorge Rabelo - Universidade Católica do Salvador-UCSal
Ms.C.Sueli Fernandes Marques - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP
Ms.CTiago Landin - Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ
Ft .Cláudia Stutz Zubieta - Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ

OBJETIVO GERAL
Reunir cientistas, profissionais e estudantes para discutir as atuais aplicabilidades da biotecnologia na área da saúde.

- Integrar experiências das diversas áreas da biotecnologia;
- Promover troca e discussão científica e estabelecer redes de colaborações;
- Propiciar atualização de docentes e discentes sobre os principais avanços biotecnológicos aplicados à área da saúde.

Público-alvo
Profissionais e estudantes de pós-graduação e graduação da área de saúde (biomedicina, enfermagem, medicina, odontologia, farmácia, veterinária, fisioterapia, biologia e odontologia) das diferentes instituições de ensino da Bahia.

Coordenador do evento
Prof. Diego Menezes
Coordernadora da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão
Profª. Kátia Sá
Coordenador do Curso de Graduação em Biomedicina
Prof. Geraldo Argolo

Período de Inscrição
05/04 a 18/05/2010

Período de realização
21 e 22 de maio de 2010

Unidade Acadêmica do Cabula

Investimento
Inscrições realizadas no período de 05/04 a 07/05 /2010, o investimento será de R$50,00 (Workshop + Mini –Curso) para  estudantes e R$ 80,00 (Workshop + Mini –Curso) para profissionais de saúde.

Inscrições realizados no período de 08/05 a 21/05/2010, o investimento será de R$ 30,00 (Mini –Curso) e R$ 30,00 (Workshop) para  estudantes e R$ 50,00 (Mini –Curso) e R$ 50,00 (Workshop)  para profissionais de saúde.

Programação Preliminar:

21/05/2010 (SEXTA- FEIRA)

Minicursos Pré-evento:
08:00 às 10:00h
10:00 às 10:30h - COFEE BREAK
10:30 às 12:00h

Tópicos Avançados em Analises Clínicas
Jader Donato- EBMSP
(Farmacêutico-Bioquímico com especialidade em Análises Clínicas e Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia-UFBa)

Biologia Celular Oncótica
Prof. Jorge Rabelo- UCSAL
(Mestre em Patologia Experimental pela Universidade Federal da BahiaUFBa/FIOCRUZ)