REDE SOCIAL DE CIDADANIA

Potencializar o debate e a discussão sobre os principais problemas sociais e suas soluções é o objetivo da REDE SOCIAL DE CIDADANIA (RSC), movimento promovido pelo Departamento de Psicologia, Mente, Avaliação e Saúde Mental da Bahiana e que realiza, nesta quinta-feira (18), às 19h, no Pavilhão III, sala 206, da Unidade Acadêmica Brotas, um encontro com o Prof. Dante Galeffi. A palestra tem como tema “A emergência ética e a compreensão transdisciplinar em construção solidária” e é aberta ao público.

A rede é uma iniciativa pública e nesse sentido é um movimento sem fins partidários ou religiosos. É organizado por professores, pesquisadores e membros da sociedade civil e pública com o objetivo de ajudar a tornar o Brasil um país mais ético e a sociedade mais cidadã. Neste sentido, a RSC se propõe a estimular a construção de uma rede de mobilização com a finalidade de fomentar ações de movimentos populares e de direitos humanos para a construção da cidadania brasileira.

Desde o ano passado, já foram realizados diversos encontros com profissionais das mais variadas áreas do conhecimento. A cada encontro, é realizada uma atividade como palestras e exibições de filmes, que é seguida de debate e organização de trabalhos.

Prof. Dante Galeffi

Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1979), possui especialização na Universidade de Roma em Restauração de Monumentos (1980-1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação (Mestrado e Doutorado) pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal da Bahia, lotado no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia da educação, epistemologia do educar, fenomenologia, hermenêutica, linguagem, educação transdisciplinar, estética e ética. É professor permanente do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), âmbos da UFBA. É o atual Coordenador do DMMDC (2009-2011). É lider do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica. Desenvolve atualmente pesquisas de epistemologia da complexidade, transdisciplinaridade e epistemologia do educar transdisciplinar.

PRÓXIMO ENCONTRO
Quinta-feira - 18/03/2010 – 19:00 horas

TEMA
A emergência ética e a compreensão transdisciplinar em construção solidária.

PALESTRANTE
Prof. Dr. Dante Galeffi