Notícias

Notícias

INSTITUTO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA E PREVENÇÃO DA CEGUEIRA (IBOPC) / HOSPITAL HUMBERTO DE CASTRO LIMA COMEMORA 50 ANOS DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO À CEGUEIRA NA BAHIA

compartilhe

O Hospital Humberto Castro Lima/Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC) celebra, durante toda esta semana, os 50 anos de sua existência. As comemorações começaram logo na manhã da última segunda-feira (05) com uma solenidade, na sede da instituição. Na ocasião, funcionários fundadores, ex-funcionários, atuais colaboradores e a diretora da instituição, Dra. Maria Luísa Carvalho Soliani, participaram da inauguração da placa comemorativa que homenageia o visionário idealizador do Hospital, Dr. Humberto de Castro Lima.  

A semana segue com uma extensa programação que vai contar com a participação de profissionais da área de saúde, pacientes, ex-pacientes, funcionários de diversas instituições sociais e da comunidade.

“Este prédio é mais que uma construção física. É tudo que contém e se realiza aqui, é uma construção conjunta que conta com a participação de muitas pessoas. Mas é um sonho especial de um homem especial: Humberto de Castro Lima”, declarou Dra. Maria Luísa. Em seu discurso, ela se lembrou de como o homenageado era um mestre não somente na Medicina, como na vida, “e como mestre nunca cansava de ensinar. Aprendia sempre e sempre queria compartilhar com os outros o que aprendia”, contou.

Por sua vez, uma das médicas pioneiras do Instituto e primeira residente, Dra. Aidil Brito Araújo, há 47 anos na instituição, partilhou com os presentes as lembranças e histórias vividas lado a lado com o visionário médico baiano. “Dr. Humberto e o Instituto funcionavam de forma simbiótica”, declarou Dra. Aidil.

Programação

 

As atividades desenvolvidas durante a Semana Comemorativa estão distribuídas entre palestras e solenidades. Na terça-feira (06), às 17h, aconteceu, no auditório do Hospital Humberto Castro Lima/IBOPC, a palestra “Coração no Trabalho: garantia de qualidade e bons resultados”, ministrada pelo Dr. João Carlos Chagas Sampaio. 

A fim de promover um maior diálogo com as comunidades assistidas, a Instituição realizou, na quarta-feira (07), duas ações dentro de entidades de saúde. Às 09h aconteceu a palestra “Prevenção à Cegueira em Recém Nascidos”, na Maternidade Tsylla Balbino. A mesma atividade ocorreu, às 15h, no Instituto de Perinatologia da Bahia – IPERBA. A palestra é voltada para gestantes e mães de recém nascidos.

“O envelhecimento da população mundial: novas ideias para um novo desafio na área de saúde” é o nome da palestra que será realizada nesta quinta-feira (08) pelo Prof. Rubens Belfort Júnior, às 19h30, no Centro de Convenções da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, localizado na Unidade Acadêmica Cabula, que fica na Av. Silveira Martins, nº 3386, Cabula. A atividade é direcionada a profissionais da área de saúde e interessados. O acesso é livre.

Para finalizar as comemorações, no dia 09 de outubro (sexta-feira), no Hospital Humberto Castro Lima/IBOPC, serão realizadas atividades para os funcionários pacientes, parceiros e colaboradores da instituição.

Histórico

 

Hoje, um dos maiores e mais respeitados serviços de oftalmologia do país, o Hospital Humberto Castro Lima foi fundado em 1959 e é mantido pelo Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC). A entidade teve como fundador o Prof. Dr. Humberto de Castro Lima, um dos maiores especialistas em Oftalmologia do Brasil.

A atuação do Hospital Humberto Castro Lima/IBOPC na comunidade baiana, ao longo dessas cinco décadas, caracteriza-se pela prestação de serviços na área de Oftalmologia, atuando tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças oculares. Além disso, a entidade, através da Residência Médica, forma novos profissionais para o atendimento clínico e cirúrgico.

Reconhecido pelo meio médico-acadêmico como instituição de referência no tratamento das doenças da visão e na prevenção da cegueira, o Hospital oferece seus serviços através de convênios de saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por vias filantrópicas, integralmente gratuitas.

Ações Sociais

 

Em 2007 foram realizados 25.031 consultas médicas, 59.972 exames complementares e 7.795 cirurgias. Já em 2008, a instituição realizou 32.002 consultas médicas, 68.183 exames complementares e 6.500 cirurgias; o que totalizou 92.798 procedimentos em 2007 e 106.685, em 2008, sendo que 60% destes procedimentos foram prestados ao SUS.

 

O Hospital Humberto Castro Lima/IBOPC desenvolve, ainda, em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e com a INCUBA/UNEB, o Projeto Ver Melhor que tem por finalidade levar até comunidades carentes de Salvador os serviços de Oftalmologia de forma gratuita.  De fevereiro a maio deste ano, foram realizadas 09 visitas com 1.339 pacientes atendidos nas comunidades Fazenda Grande II, Uruguai, Vista Alegre, Mata Escura, Brotas. No mês de julho, o Projeto Ver Melhor esteve na comunidade do Calabar, onde atendeu centenas de pacientes.