10 ANOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA BAHIANA

Dinamismo, inovação e liberdade criativa. Estas são apenas algumas das diretrizes norteadoras do curso de Psicologia da Bahiana que acaba de completar 10 anos.

A liberdade também é uma característica do curso de Psicologia da Bahiana que é bastante dinâmico, inovador, um curso que permite a criação, onde professores de todos os setores têm a possibilidade de criação. Um exemplo disso é o Projeto Candeal, coordenado pela Prof.ª Antonieta. A iniciativa conta com a participação de estudantes de todos os cursos da Bahiana que trabalham de forma multidisciplinar, desenvolvendo atividades de educação em saúde com comunidades do Distrito Sanitário de Brotas.

Inovação

Para o coordenador do Núcleo de Pesquisa em Psicologia, Prof. Henrique Morais, os 10 anos do curso foram marcados pela inovação, inclusive na utilização de novas tecnologias de informação, com a participação do curso de Psicologia na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-PSI), a utilização de vídeo-conferência, o uso da Plataforma Moodle e de outras ferramentas de ensino/aprendizagem desenvolvidas pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais da Bahiana (CEDETE).

Experiência

O contentamento não é só dos professores. Os alunos também participam das comemorações e declaram sua satisfação com a Bahiana. “Eu gosto muito da Bahiana porque a gente começa logo a fazer o estágio básico e isso é muito bom, pois vou sair daqui bem dentro da prática”, diz Nathália Bacellar, aluna do 6º semestre. Ela conta que se sente mais preparada para o mercado, uma vez que já atuou realizando atendimento supervisionado no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana, em centros comunitários e em escolas.

Outra experiência interessante aconteceu com Rene Azevedo. Aluno do 6º semestre. Rene veio transferido de outra instituição. “Eu sempre sonhei em fazer Psicologia. Comecei a cursar em outra instituição e vi que não era ali que estava meu destino. Aí eu vim para a Bahiana que ajuda a realizar meu sonho. A gente se sente parte da Escola e também participa desse sucesso. Porque a Bahiana sem seus alunos é apenas mais uma instituição. É muito bom saber que contribuo com a Bahiana e é reconfortante saber que sempre serei Bahiana, mesmo como ex-aluno”.

Não diferente de seus colegas, Dayane Pereira escolheu a Bahiana “porque possibilita atuar na área de saúde. Temos três estágios básicos, um específico, e estamos sempre sendo estimulados a estágios extracurriculares. Outro diferencial é que aqui temos professores de várias correntes da Psicologia. Assim, saio daqui uma profissional de saúde mais competitiva, no mercado, e mais comprometida com a sociedade, sobretudo com a saúde da sociedade”.

Parabéns Bahiana e parabéns, em especial, ao curso de Psicologia!