Acadêmicos celebram Dia do Biomédico

Programação foi promovida pela Associação Atlética de Biomedicina.

Promover uma maior integração entre os acadêmicos de Biomedicina, por meio de atividades lúdicas e educativas foi a forma que a Associação Atlética de Biomedicina homenageou o Dia do Biomédico, celebrado em 20 de novembro. As atividades aconteceram pela manhã, na Unidade Acadêmica Cabula.

A primeira ação foi uma roda de conversa com egressos do curso e discentes que promoveu a troca de experiências no âmbito da pesquisa. Participaram da mesa o ex-aluno e recém-aprovado no programa de Doutorado da Universidade do Estado da Flórida, Caíque Costa e os egressos Felipe Ferreira, atual coordenador do curso de Biomedicina da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e Luciane Santos, professora do curso da Bahiana.

João Filho, estudante do 4º semestre de Biomedicina conta que a Associação Atlética foi formada em março de 2017 e que, com a passagem do Dia do Biomédico, surgiu a oportunidade de o grupo estar mais integrado às atividades acadêmicas da Bahiana. "A gente disponibiliza aulas de vôlei e handbol, mas sentíamos a necessidade de nos inserirmos mais no meio acadêmico, de ter essa visibilidade como uma instituição do curso. Então, surgiu  a oportunidade de a gente participar da organização do Dia do Biomédico e, juntamente com os professores Sidney Santana e Geraldo Ferraro, conseguimos encaixar uma programação que propusesse não somente a parte teórica, mas também uma parte mais lúdica, algo para além de promover a ciência, promover a coisa mais lúdica".

Além da roda de conversa, foi realizado um minicurso de fotografia com o professor de Biomedicina Luiz Sérgio Nunes, uma aula de ioga com a instrutora Rosana Machado Politano, além de jogos de vôlei.

Durante a semana de comemorações, foi realizada, também, uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. "É interessante que os alunos entendam que toda essa iniciativa tem também uma parte social. Então, é o Dia do Biomédico, só que surgiu a oportunidade de fazer essa arrecadação de alimentos para uma entidade social que ainda está em análise". As doações foram arrecadadas ao longo da semana.

Entre os pontos que levam a Bahiana a comemorar o Dia do Biomédico, o professor e coordenador de Biomedicina, Geraldo Ferraro destaca o posicionamento do curso em âmbito nacional. “Levando em consideração que estamos celebrando, no ano que vem, o 15º aniversário da Biomedicna na Bahia, porque o nosso é o 1º curso de Biomedicina do estado e hoje reconhecido nacionalmente entre os 24 melhores cursos do Brasil, tanto pelo MEC como por outras instituições de avaliação como o ranking da Folha de São Paulo, sendo considerado, inclusive, o melhor curso de Salvador, precisamos ratificar isso a partir desse reconhecimento de cada um de nós, da comunidade acadêmica, alunos, professores  e da própria instituição”.

Segundo ele, o protagonismo dos alunos em organizar a celebração incentiva ainda mais os professores. “Temos que pegar o dia da gente e colocar como mais um momento de lembrar de tudo que a gente trabalhou e trabalha para chegar onde chegamos. E os alunos  acreditam nisso a partir do momento que eles se colocam como protagonistas dessa celebração. Isso nos motiva enquanto professores, gestores a continuar trabalhando pelo crescimento do curso”.

Confira as fotos.