Curso de Psicologia vivencia a III Jornada do Ciclo de Vida

Encontro possibilitou a troca de práticas e conhecimentos.

A III Jornada do Desenvolvimento do Ciclo de Vida do curso de Psicologia da Bahiana que aconteceu no dia 20 de outubro, na Unidade Acadêmica Brotas, trouxe como tema: DCV Mostra a sua cara! O encontro reuniu alunos e tutores de todos os DCVs a fim de apresentar um panorama dos trabalhos desenvolvidos nos componentes curriculares de Desenvolvimento do Ciclo de Vida, a fim de propor a interdisciplinaridade e o compartilhamento de conhecimentos.

A coordenadora do curso de Psicologia, Sylvia Barreto, destaca que a jornada reúne experiências de estudantes de diversos semestres para a troca de vivências "Estamos aqui para fazer uma síntese da experiência desde o DCV I até o DCV VI, porque a gente trabalha com o nosso objeto de estudo que é o ser humano ao longo do seu ciclo de vida, desde a concepção até o envelhecimento".

Anabela Queiroz, coordenadora da jornada, pontua que a concepção do evento foi realizada de acordo com a metodologia PBL e, portanto, construída de forma coletiva, com intensa participação dos alunos. Então, ficou decidido que cada componente curricular de Desenvolvimento de Ciclo de Vida apresentaria sua experiência. "O que a gente está vendo aqui é um trabalho que facilita, em muito, a interdisciplinaridade porque cada um está mostrando a sua cara. E o que ia ser apresentado ficou decidido nas reuniões de cada DCV entre os tutores e seus alunos". A professora explica que foram reunidos alunos de diferentes semestres em grupos, sendo que os participantes deveriam apenas já ter passado pelo DCV. "Temos alunos de internato, alunos do 7º ao 9º semestres".

Sylvia Barreto reafirmou a importância da metodologia PBL que possibilita a realização de eventos como a jornada. "Estamos vivendo um momento em que se tem discutido, pensado e articulado a psicologia através da modalidade do ensino a distância e um dos argumentos que temos e que nos diferencia é a metodologia ativa, ou seja, o PBL e outras metodologias garantem que o nosso curso seja presencial, porque é inadmissível pensar o ensino da psicologia a distância."

O programa contou com a apresentação dos seguintes trabalhos: DCVI "Reflexões acerca do PBL a partir de narrativas de estudantes de Psicologia", com as tutoras Carla Sampaio e Grace Rosa; DCV II "A prática com bebês e crianças pequenas: relato de experiência", com as tutoras Andrea Diniz e Izabella Queiroz; DCV III "Atirei o "pau" na escola: escuta de crianças na ambiência escolar, com a tutora Edna Bittelbrunn; DCV IV "Adolescência, um rito de passagem singular: de onde pra onde?, com os tutores Anabela Queiroz e Fábio Giórgio; DCV V "Mundo dos adultos: a experiência com temas mobilizantes em tutorias, com Leda Lessa e Ubton Nascimento como tutores e o DCV VI com o tema "Morte e vida Severina: a jornada do ciclo de vida em análise, com as tutoras Márcia Siebel e Milena Lisboa.

Confira as fotos.