Notícias

Notícias

XV Jornada PIBIC e IV Mostra de Extensão da Bahiana movimentam a ciência e a educação em saúde na XVII MCC

Evento também contou com atividades práticas dos cursos de graduação.

compartilhe

A programação da XVII Mostra Científica e Cultural da Bahiana, realizada nos dias 5 e 6 de outubro, na Unidade Acadêmica Cabula, contou com uma diversidade de ações. Entre os eventos, foi realizada a XV Jornada PIBIC de Iniciação Científica que aconteceu na Biblioteca da instituição. 

Segundo a professora Maria Thais Calasans, coordenadora da jornada, a grande inovação deste ano foi a avaliação dos trabalhos ter acontecido on-line. "Isso é um ponto positivo por conta da questão da sustentabilidade, pois reduzimos muito o uso de papel e a impressão de material. Além disso, facilita a tabulação dos dados para fazer a premiação, também poupando tempo".
 

     
Jeferson Novais, estudante de Medicina do 10º semestre, apresentou o pôster "Análise comparativa de internações de pacientes de Polineuropatias no Estado da Bahia entre 2008 e 2017". Ele ressalta a experiência de desenvolver o trabalho, que o ajudou a refletir sobre o fato de os dados coletados possibilitarem o aparecimento de hipóteses. "Essa geração de hipóteses é o que, de fato, estimula o desenvolvimento da ciência e da pesquisa". Jefferson também vê como enriquecedora a experiência de participar da jornada apresentando seu trabalho. "Foi uma experiência enriquecedora, tanto para mim como para os estudantes que estavam assistindo à apresentação porque, a partir do momento que apresento um trabalho e tenho um feedback de um orientador ou de um pesquisador, todos os que estão ouvindo acabam ganhando".
 

     

Premiação

A MCC premia, todos os anos, os trabalhos científicos que mais se destacaram, segundo os critérios de avaliação propostos em edital. Os vencedores serão anunciados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece de 23 a 27 de outubro com ações em todo o país. Confira as premiações da XVII MCC.

  • PIBIC/IC voluntário – 1º, 2º e 3º lugares, de comunicação oral e pôster
  • Roda de conversa – 1º, 2º e 3º lugares
  • Melhor pôster por curso de graduação
  • Melhor comunicação oral por curso de graduação
  • Melhor trabalho de pós-graduação


Exposição da Graduação

A área externa da Biblioteca da Bahiana (UAC) foi transformada em uma verdadeira feira de ciência e saúde. O curso de Medicina trouxe como enfoque “Interdisciplinaridade: processo construtor da aprendizagem na educação para prevenção de riscos cardiovasculares.” Coordenado pelas professoras Iêda Aleluia, Karine de Souza Oliveira Santana e Sara Rocha, o espaço promoveu a educação em saúde com o atendimento preventivo incluindo a aferição de pressão arterial, índice de massa corpórea (IMC) e medição de circunferência abdominal. Estiveram envolvidos estudantes do 1º, 5º e 6º semestres que receberam visitantes, colaboradores e estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Governador Roberto Santos.
 

     
“Eu acho que é extremamente importante essa relação dos alunos do ensino médio com os do ensino superior, porque eles vão trocando experiências e estimulando os mais novos ao ingresso no ambiente universitário”, declara Prof.ª Sara Rocha, destacando a possibilidade de troca de conhecimento. “Eles chegam aqui e se apropriam de conhecimentos novos e veem que é possível alcançar outros espaços”.

“Avaliação da aptidão física para a promoção de saúde” foi a atividade promovida pelo curso de Educação Física sob a coordenação do Prof. Clarcson Plácido C. dos Santos. Lotado durante todo o dia, o stand de Fisioterapia promoveu atendimentos com ventosaterapia e bandagem funcional elástica, com a coordenação dos professores Giovana Bergheme, João Amaro e Rachel Trinchão.
 

     
O curso de Enfermagem também trabalhou a promoção da educação em saúde por meio da temática “Hipertensão e diabetes: cuide-se! Seu coração agradece”, uma realização do HiperDia, grupo de estudos ligados ao programa Cuidar Faz Bem. A atividade foi coordenada pela professora Claudete Varela.

O curso de Psicologia promoveu uma programação que contou com as atividades “Desejando uma vida melhor: praticar Atenção Plena para uma vida mais significativa” com estudantes e as professoras Josiane Mota Lopes, Marta Vanessa Oliveira de Souza e Vânia Powell, “Precisamos falar sobre suicídio: quebrando tabus”, promovida pelo Programa de Ações e Estudos sobre o Suicídio, sob a coordenação da professora Aicil Franco, além da oficina “Criando Mandalas: do círculo mágico ao si mesmo”.
 

     
O espaço interdisciplinar PETGraduaSUS convidou o público a refletir sobre as mudanças que o Sistema Único de Saúde vem passando na atual gestão do governo federal. Para Catarina Ribeiro Abreu, estudante de Odontologia do 6º semestre, os estudantes precisam conhecer o projeto para que entendam melhor a realidade do SUS e as perdas que o sistema vem tendo nos últimos meses. “A maior parte dos profissionais que a faculdade forma vai trabalhar no sistema público. Temos que ter conhecimento não só como usuários – que todos somos – mas como profissional de saúde”. Entre as perdas, ela aponta o veto a concursos públicos para profissionais de saúde e o cancelamento do programa Brasil Sorridente.


IV Mostra de Extensão da Bahiana

No dia 6 de outubro, dentro da programação da XVII Mostra Científica e Cultural da Bahiana, foi realizada, também, a IV Mostra de Extensão que reuniu estudantes de graduação, professores e pessoas das comunidades envolvidas nos projetos de extensão da Bahiana. Ao todo, foram 15 rodas de conversa que tiveram o objetivo de promover a troca de experiências entre os envolvidos nos projetos, além de avaliar e discutir resultados.
 

     
“Estamos na IV Mostra de Extensão da Bahiana que é um evento satélite dentro da MCC porque é um espaço onde todos os programas e projetos de extensão conversam entre si de uma forma interdisciplinar”, explica Prof.ª Carolina Pedroza, ressaltando o envolvimento de estudantes de graduação, adolescentes do ensino médio, além de jovens e adultos das comunidades participantes que discutem o que vem acontecendo nos projetos.

Os projetos e programas de extensão da Bahiana são de responsabilidade social, tanto no campo da educação em cidadania como em educação em saúde.