Solenidade marca entrega de bolsas PIBIC Júnior e Fudadesp

Cerimônia foi marcada com entrega de jalecos aos estudantes de ensino médio.

Oito estudantes do ensino médio da rede pública estadual passam a vestir o jaleco com o brasão da Escola Bahiana de Medicina e Saíde Pública. Tratam-se dos bolsistas do programa de iniciação científica PIBIC Júnior selecionados pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC). A solenidade de entrega de jalecos aconteceu na tarde da última segunda-feira, 25 de setembro, na Coordenadora Geral da Bahiana e contou com a presença da reitora da instituição, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Atson Fernandes, da pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria de Lourdes de Freitas Gomes, do diretor do CJCC, Iuri Rubim, além de pesquisadores da Bahiana que, na ocasião, também foram contemplados com bolsas de pesquisa da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP).

Estiveram presentes também pais dos estudantes do ensino médio, coordenadores de cursos de graduação da Bahiana, colaboradores das pró-reitorias e professores. "É uma alegria enorme estar aqui nesse momento reunindo pesquisadores iniciantes e outros já consagrados em prol do desenvolvimento da ciência. A academia precisa colaborar com o Brasil no desenvolvimento da pesquisa", declarou Maria Luisa Carvalho Soliani, ressaltando que a parceria com o CJCC também é uma forma de aproximar, ainda mais, a Bahiana da sociedade.

O diretor do CJCC, Iuri Rubim, também destacou o acolhimento da Bahiana para o projeto PIBIC Júnior e parabenizou os estudantes do ensino médio. "Eles estão aqui pelo esforço deles, pois passaram por uma seleção. É uma maravilha fazer essa parceria, é mais um caminho para diminuir essa desigualdade social que vemos hoje e espero que seja o início de uma longa jornada".

Natiana Rodrigues da Silva, estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Central, conta que o processo seletivo envolveu a realização de uma redação sobre bem-estar."Eu sempre gostei de estudar, ler, eu amo escrever", declara.

No programa de iniciação científica, cada um dos oito estudantes será acompanhado por um professor pesquisador da Bahiana no desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Natiana será orientada pela professora e pesquisadora Constança Margarida Sampaio Cruz no estudo "Mortalidade associada à sepse em idosos criticamente enfermos de acordo com a presença de lesão renal aguda associada".

Os outros estudantes selecionados foram Ariel Amorim Peixoto Batista, David Soares Messias, Greice Kelly de Lima Ferreira, Ítalo Gabriel da Cunha Santos, Marlúcia da Conceição Oliveira, Vitória Regina Mendes Freire e Rafael Sacramento Serra das Neves.

Rafael conta que seu sonho é cursar Medicina. "Eu fiz a seleção para o IFBA ano passado, porém não fui aprovado. Então, esse projeto surgiu como uma luva, porque vai ajudar muito na minha formação". Ele será orientado pelo Prof. Dr. Luiz Cláudio Lemos Correia no estudo "Esteroides anabólicos andrógenos: um estudo das repercussões metabólicas em praticantes de musculação".

Todos os estudos fazem parte do programa de Mestrado em Medicina e Saúde Humana. Também são orientadores os professores Maria Fernanda Rios Grassi, Silvia Regina Almeida Reis, Marcos Antônio Almeida Matos – também coordenador desse programa de pós-graduação –, Antônio Márcio Teixeira Marchione e Ana Marice Teixeira Ladeia.

CJCC

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) da Secretaria da Educação da Bahia é um projeto que trabalha com ensino complementar e oferece atividades interdisciplinares em que alunos têm acesso a conhecimentos científicos, cursos e oficinas.

Fundadesp

A ocasião também marcou a entrega da bolsa de pesquisador aos professores da Bahiana Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado, Ana Marice Teixeira Ladeia, Bernardo Galvão Castro Filho, Constança Margarida Sampaio Cruz, Elen Beatriz Carneiro Pinto, Kátia Nunes Sá, Luiz Cláudio Lemos Correia, Marcos Antônio Almeida Matos, Maria Fernanda Rios Grassi, Milena Bastos Brito, Patrícia Virgínia Silva Lordelo Gaborggini e Silvia Regina de Almeida Reis.

Confira as fotos.