Bahiana realiza 1ª Jornada de Psicomotricidade

Evento marcou a retomada da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade ? Capítulo Bahia.

Profissionais de psicologia, psicopedagogia, pedagogia, fisioterapia, educação física, dança e áreas de estudo do movimento estiveram reunidos na 1ª Jornada de Psicomotricidade da Bahiana, que aconteceu no dia 23 de setembro, na Unidade Acadêmica Cabula.

Com o tema "Trajetória e Perspectivas da Psicomotricidade na Bahia", o evento foi uma realização do curso de especialização em Psicomotricidade do programa de pós-graduação da Bahiana, coordenado pela professora Maria Luisa Inguaggiato.  Ela explica que o evento teve o objetivo de revisitar a história da psicomotricidade no estado, marcando, inclusive, a retomada da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade – Capítulo Bahia.  Dentro das perspectivas apontadas pela jornada, entende-se a aplicação do conhecimento da psicomotricidade tanto em áreas pedagógicas, junto às crianças e seu processo de educação, como na educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e áreas a fins. "A abordagem do curso de especialização da Bahiana é clínica educacional e trata-se de um primeiro passo para se ter uma visão do psicomotricista, a fim de que possa ser realizado o seu trabalho – em qual área seja, sob o olhar da psicomotricidade. É um curso interdisciplinar, em que estão envolvidos pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de educação física".

A programação foi aberta com uma dramatização dos alunos do curso de especialização, seguida da mesa-redonda "Trajetória da Psicomotricidade na Bahia", que teve a participação das psicomotricistas Vera Montano, Tereza Cristina Marinho, Taya Soledade e Alzira de Castro. Ao longo do dia, foram realizados debates envolvendo a participação da plateia e de profissionais convidados.

Michele Pereira Barnabé, fisioterapeuta formada pela Bahiana, conta que já tinha interesse pela psicomotricidade e pontuou: "o curso ampliou muito a minha visão para lidar com o desenvolvimento infantil, me permitiu ter uma visão por outro ângulo, abriu muitos horizontes e permitiu uma melhoria na prática profissional".

O professor de educação física e ex-aluno do curso de especialização em Psicomotricidade da Bahiana, Agnaldo Fonseca de Oliveira, aponta o que esse curso lhe ofereceu: "para mim, como educador físico, foi muito enriquecedor porque eu tinha acabado de terminar a faculdade e estava com o olhar apenas sobre o aspecto motor. Então, o curso me ajudou na forma de observar as aulas e fazer mudanças em como tratar as crianças".

Entre os temas discutidos na jornada estavam "Psicomotricidade no caminho da prevenção", "Psicomotricidade nos momentos da clínica" e " Psicomotricidade como campo interdisciplinar: apresentação do TCC dos alunos da turma I".

Confira as fotos.