Feira de Biomedicina recebe calouros do curso e estudantes do ensino médio

Evento teve como foco apresentar algumas das áreas de atuação do biomédico.

Apresentar as diversas áreas da Biomedicina aos novos alunos do curso e a estudantes do Colégio Estadual Roberto Santos. Esse foi um dos objetivos da I Feira de Biomedicina da Bahiana que aconteceu na tarde de 26 de julho, na Unidade Acadêmica Cabula. O evento foi coordenador pelos professores Adalardo Carneiro e Renata Roseghini e organizado, durante o semestre 2015.1, por estudantes do 1º e 6º semestres.

"O objetivo principal foi motivar os alunos que já estão inseridos no curso a vivenciar cada área. Então, os estudantes que participaram da preparação – que durou quase um semestre –, tiveram um contato mais profundo e pesquisaram sobre as áreas, entraram em contato com profissionais biomédicos e produziram toda a feira”, conta Prof.ª Renata.

A estudante do 7º semestre de Biomedicina Laíse Brandão conta que participar da organização do evento foi enriquecedor. “Acho que a gente conseguiu trocar ideias que são importantes tanto para quem não conhece nada da Biomedicina, como para quem está começando e está sem saber qual área seguir, foi uma boa oportunidade".

Participar da organização do evento, estando apenas no primeiro semestre do curso também foi especial para a aluna Julia Soledade, agora no segundo semestre. “Antes de entrar para a Bahiana, eu pensei em vários cursos e encontrei o de Biomedicina que é da área de saúde, é uma coisa nova. Eu quis experimentar e estou gostando bastante. Essa feira me ajudou muito a conhecer as áreas de atuação da Biomedicina", relata.

Para Waldek Oliveira professor de Ciências Exatas do Colégio Estadual Roberto Santos, iniciativas como a Feira de Biomedicina são esclarecedoras para os alunos do ensino médio. “Eventos como esse são de suma importância, pois trazem para os alunos do ensino médio a realidade do mundo do trabalho. Eles estão ainda migrando e conhecendo novas experiências, esse momento é muito rico para eles, é a oportunidade de ver vários campos de atuação e talvez quebrar algumas barreiras que eles tenham em relação a determinadas profissões. Estar aqui também traz um conforto de perceber que as barreiras não são tão grandes e podem ser quebradas".

Prova disso foi o relato da aluna Maiara Santos Cerqueira. Ainda no 3º ano do ensino médio, ela conta que está dividida entre Fisioterapia e Turismo, mas estar na Bahiana  e participar da feira pode fazê-la mudar de opinião. “Estar aqui ajuda a gente a aprender coisas novas, ver como é a faculdade e se interessar por assuntos novos".

Ao contrário de Maiara, Marina Habib Pinheiro, caloura de Biomedicina, estava decidida quando escolheu o curso. "Desde pequena, eu sempre tive vontade de fazer Medicina, porém tinha mais afinidade com a parte de pesquisa, de perícia. Aí eu descobri que a Biomedicina é muito mais voltada para essa área do que a própria Medicina. Então, comecei a pesquisar e me apaixonei pelo curso".

Além dos estudantes que apresentaram as áreas de análises clínicas, análises citopatológicas, hemoterapia e bioimagem, a feira recebeu profissionais biomédicos que apresentaram, na prática, atividades de acupuntura e estética.

Para o professor Adalardo Carneiro, o evento foi um sucesso. “Avalio positivamente o evento porque a interação entre os alunos do 1º e 6º semestres (agora 2 º e 7 º) possibilita que eles cresçam, percebam e entendam qual a real importância do biomédico, porque é uma área que as pessoas ainda precisam tomar ciência de seu significado. Fiquei muito feliz em participar e, a partir dessa, outras virão porque o sucesso foi muito grande".

Confira as fotos.