SELEÇÃO DE BOLSA DE MONITORIA DO CURSO DE BIOMEDICINA - EDITAL 02/07

O coordenador do Curso de Biomedicina, no uso de suas atribuições, faz saber aos corpos docente e discente do Curso de Biomedicina que estão abertas as inscrições para apresentação dos planos de trabalho que concorrerão à Bolsa de Monitoria, com vigência para o período 20.08.2008 a 19.08.2008

O Programa de Bolsas de Monitoria do Curso de Biomedicina visa apoiar a execução da monitoria com recursos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, através da concessão de bolsas mensais para os alunos regularmente matriculados e selecionados pelos docentes durante o período de 12 meses.

A Monitoria é uma atividade discente, de âmbito acadêmico, vinculada ao desenvolvimento curricular e à formação do graduando. Desenvolve-se como um conjunto de atividades teóricas e práticas de caráter pedagógico, que pode se expressar por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, sob a orientação de docentes, favorecendo a aprendizagem cooperativa e, ao mesmo tempo, a autonomia do aluno. Tem o objetivo de estimular o estudante a interagir com docentes e outros estudantes, obter novos conhecimentos através da busca, leitura e interpretação de informações científicas, além de desenvolver competências e habilidades nas metodologias e técnicas específicas de estudos da matéria.

1. Alunos elegíveis

São elegíveis os estudantes regularmente matriculados no curso de Biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a partir do 2º (segundo) até o 7° (sétimo) semestre, já selecionados por docente do Curso para o exercício da Monitoria, com disponibilidade de dedicação de no mínimo 08 (oito) horas semanais às atividades da monitoria.

2. Docentes orientadores elegíveis

São elegíveis os docentes do Curso de Biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com disponibilidade de orientação ao aluno de pelo menos 2 horas semanais.

3. Inscrição

A inscrição deverá ser efetuada pelo estudante na Secretaria do Unidade Acadêmica III- Cabula, no período de 31/07 a 13/08/2008, através da entrega dos seguintes documentos:
o Histórico escolar do candidato assinado pela Secretária do Unidade Acadêmica.
o Plano de Monitoria, conforme Formulário (anexo A), assinado pelo docente orientador.
o Quadro de horários do semestre em curso

4. Seleção

A seleção das propostas submetidas em atendimento a este Edital obedecerá aos critérios de julgamento da Comissão de Atividades Complementares.

Não poderá usufruir da bolsa o estudante que:
- Possuir benefício de qualquer outro tipo de remuneração ou bolsa de fomento ao ensino ou à pesquisa;
- Tiver sido reprovado na disciplina objeto da monitoria;
- Tiver aprovação na disciplina objeto da monitoria com nota inferior a 7,0 (sete).

5. Resultado e Implementação da Bolsa

Os resultados da seleção serão divulgados pela Secretaria do Unidade Acadêmica, homologados pelo Conselho de Integração Curricular - CIC.
A bolsa será implementada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

6. Acompanhamento e Avaliação

No final de cada semestre o monitor bolsista encaminhará, através da Secretaria do Unidade Acadêmica, relatório das atividades assinado pelo docente orientador.

O docente orientador poderá solicitar o cancelamento da bolsa, caso o monitor bolsista não esteja cumprindo o horário e as atribuições contidas no respectivo Plano de Monitoria.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública se resguarda o direito de, a qualquer momento, solicitar informações adicionais ou documentos adicionais julgados necessários à avaliação e acompanhamento das propostas.

7. Revogação ou Anulação do Edital

A qualquer momento, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, em todo ou em parte, inclusive quando os recursos a ele alocados por decisão unilateral da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, por motivo de interesse público ou por exigência legal, sem que isso implique direitos à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

8. Vigência das bolsas

O período de duração da bolsa é de 12 (doze) meses.
O período não pode ultrapassar o prazo regular de graduação do Curso.

9. Cronograma

Lançamento do Edital 31/ 07/ 2008