Estudantes da pós-graduação participam de Seminário de Medicina Baseada em Evidências e Economia Clínica

Curso é fruto de uma parceria entre a Bahiana e a Universidade de Ulm.

Alunos da pós-graduação em Medicina e Saúde Humana e Tecnologias em Saúde e profissionais de saúde participaram, nos dias 26 de maio e 2 de junho, do I Curso Avançado de Medicina Baseada em Evidências e Economia Clínica, uma iniciativa  fruto de uma parceria interinstitucional entre a Bahiana e a Universidade de Ulm (Alemanha).

Os participantes assistiram aulas dos professores Franz Porzsolt da Universidade de Ulm e presidente do Institute of Clinical Economics e Dr. Luiz Cláudio Correia, da Bahiana.

O curso teve como objetivo promover o uso do pensamento científico no raciocínio clínico, pelo domínio de noções de aleatoriedade, vieses metodológicos e cognitivos, conceitos de economia clínica e princípios de tradução do conhecimento científico (eficácia) para a prática no mundo real (efetividade).

Além de aspectos de metodologia científica, o curso abordou aspectos cognitivos relacionados ao pensamento médico­científico, os princípios da decisão baseada em evidências, o viés de segurança perceptível, determinantes da efetividade (mundo real) e eficiência, raciocínio de economia clínica, overuse e o paradigma do Choosing Wisely.

Confira as fotos.