Notícias

Notícias

CONFIRA ENTREVISTA DO PROF. HUMBERTO CASTRO LIMA SOBRE O IBOPC E O HOSPITAL QUE LEVA O SEU NOME, INSTITUIÇÕES FUNDADAS POR ELE

#

compartilhe

ENTREVISTA: PROF. HUMBERTO DE CASTRO LIMA

BAHIA NOTÍCIAS - O que representa o IBOPC/Humberto de Castro Lima para a saúde da coletividade baiana? 

HUMBERTO DE CASTRO LIMA - Representa, sobretudo, o acesso daqueles menos privilegiados a um atendimento digno, humano e qualificado. O IBOPC e o Hospital Humberto Castro Lima, reconhecidos hoje no meio médico-acadêmico, como instituição de referência no tratamento das doenças da visão e na prevenção da cegueira, apesar de limitado em seu atendimento às cotas definidas pelo Sistema Único de Saúde, busca atender à grande demanda pelos seus serviços, pela via da filantropia, o que sem dúvida contribui para a crescente fidelização de sua clientela.

BN - A que o senhor atribui a credibilidade do IBOPC/Hospital Humberto Castro Lima junto à clientela, bem como frente ao segmento médico-acadêmico?

HCL - A uma conjunção de fatores: nossas instalações com elevado padrão de acolhimento, a qualificação e múltipla especialização de nosso corpo clínico ( especialistas em Retina, Córnea, Estrabismo, Catarata, Visão sub-normal, Glaucomas etc) tudo isso associado a um atendimento humanizado.

BN - Dentre os serviços prestados pelo IBOPC qual o senhor considera de maior relevância social?

HCL - Sem dúvida a prevenção da cegueira. O IBOPC e Hospital Humberto Castro Lima tem sido nos últimos anos um dos maiores realizadores, na Bahia e certamente no Brasil, da Facoemulsificação, que é a cirurgia de catarata, uma das grandes causas da cegueira em nosso país e no mundo. Em 2007, foram realizadas aqui 4.545 dessas cirurgias. O transplante de córnea, embora administrado pela Central de Transplante da Bahia, também tem apresentado números crescentes de realização no Hospital Humberto Castro Lima. No ano de 2007 houve um crescimento na ordem de 100% em relação aos números do ano de 2006.

BN - E em relação ao atendimento global (consultas, exames e cirurgias) os números do IBOPC no exercício de 2007 corresponderam às expectativas?

HCL - Em 2007 foram realizados 25.031 consultas médicas, 59.972 exames complementares e 7.795 cirurgias. Desse total de 92.798 procedimentos, 60% foram prestados ao SUS. São números grandes que nos alegram mas que, ao contrário de nos acomodar, nos estimulam a buscar sempre mais, sobretudo porque nossa capacidade instalada de atendimento é bem superior a esses quantitativos e, servir à coletividade é a vocação natural do IBOPC/Hospital Humberto Castro Lima.