Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Notícia
CONFIRAM AS NOVIDADES QUE ACONTECERÃO ESTE ANO NA VII MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL DA BAHIANA

INSCRIÇÕES DE 17 A 27 DE SETEMBRO

Vem aí a VII Mostra Científica e Cultural da EBMSP. E nesta edição a Bahiana traz para vocês duas novidades na Programação.

Serão oferecidos nove mini-cursos direcionados para acadêmicos de todos os cursos da Bahiana, que poderão ser reconhecidos como Atividade Complementar para o enriquecimento dos seus currículos.

A outra novidade, também uma Atividade Complementar, é dirigida para estudantes que desejam atuar na Mostra como monitores das atividades que ocorrerão no dia 02 de outubro, no Unidade Acadêmica Cabula. A carga horária será de 18 horas, incluindo o treinamento anterior.

Em todas as Atividades o participante receberá o Certificado da Mostra.

As vagas são limitadas e será respeitada a ordem de inscrição dos candidatos.

As inscrições para os mini-cursos serão através da doação de duas latas de leite em pó que serão doadas para instituições assistenciais.

O período das inscrições vai de 17 a 27 de setembro e deverão ser realizadas pessoalmente na secretaria do seu curso.

A seguir, maiores informações sobre os mini-cursos e a monitoria.

SAIBA MAIORES DETALHES SOBRE OS MINI-CURSOS:

- Curso 01

Vivência sobre o viver e o morrer: um olhar humano sobre a morte.

Objetivo: Trabalhar o olhar que os estudantes de saúde têm sobre a morte, visando ampliar a compreensão desta e uma melhor abordagem do assunto por parte do futuro profissional.

Professor: Iêda Maria B. Aleluia

- Curso 02

Cálculo amostral em pesquisas envolvendo animais de laboratório

Objetivo: Usar os recursos da estatística computacional para se estimar o tamanho amostral necessário no desenvolvimento der um trabalho de pesquisa envolvendo animais de laboratório.

Professor:
Abrahão Fontes Baptista

Número de Vagas: 20

- Curso 03

O diagnóstico molecular no laboratório clínico

Objetivo Geral: Demonstrar a utilidade do diagnóstico molecular no laboratório clínico, considerando a sensibilidade e especificidade das reações.

Objetivo Específico: Caracterizar a técnica da PCR e RFLP (Análise de Polimorfismos pelo Tamanho do Fragmento de Restrição). Amplificar e digerir o produto da PCR do segmento do gene da enzima MTHFR.

Professor:
Fábio David Couto

Carga Horária: 04 horas

Número de Vagas: 10. Caso haja grande demanda serão oferecidas cinco vagas para ouvintes.

- Curso 04

Cultura de células-tronco

Objetivo geral: Promover instrução introdutória ao cultivo de células-tronco.

Objetivo principal: Praticar a metodologia de obtenção de células de medula óssea de camundongos.

Objetivos específicos:

- Discutir a importância do uso das células tronco como opção terapêutica

- Discutir as limitações metodológicas e éticas da terapia celular

- Conhecer os meios de cultura utilizados no cultivo celular.

- Realizar procedimentos de anestesia e sacrifício dos animais utilizados nos experimentos.
- Conhecer métodos de separação de células.

Datas e Horários:

01/10/07 das 19 às 21 h (Brotas)
02/10/07 das 14 às 18 h (Cabula)

Professor: Ricardo Santana de Lima

Carga Horária: 06 horas (2 horas no dia 01 de outubro das 19 às 21 horas, no Unidade Acadêmica de Brotas e 4 horas no dia 02 de outubro das 14 às 18 horas no Unidade Acadêmica do Cabula).

Número de Vagas: 15

- Curso 05

dosagem de anti-HBs POR ELISA, MÉTODO DE avaliação sorológica dA resposta vacinal contra o vírus da Hepatite B

Objetivos: Capacitar o estudante a organizar, planejar e executar o ELISA indireto no modelo atual de teste imuno-diagnóstico, com fim prático e atual, de forma crítica e dirigida.

Professores: Songeli Menezes Freire e Adalardo Souza Carneiro

Número de Vagas: 24

- Curso 06

Busca de Informação Científica em Bases de Dados e na Internet

Objetivo: Conhecer as bases de dados bibliográficas e os recursos da Internet disponíveis para a busca de artigos científicos e desenvolver habilidades práticas de utilização desses recursos.

Professor: Martha Silvia Martinez Silveira Berbert

- Curso 07

Interpretação de Exames Complementares

Objetivo: Discutir a partir de análise crítica e integral os resultados de exames laboratoriais como elemento fundamental para o diagnóstico do estado de saúde e acompanhamento de pacientes.

Professor: José Domingos dos Santos

- Curso 08

O Uso de Técnicas Operantes no Processo Terapêutico de Base Analítico Comportamental

Objetivo: Ampliar o conhecimento de análise do comportamento no espaço terapêutico e apreender a relevância de técnicas operantes para a atuação clínica de base analítico-comportamental.

Professor: Anderson Veloso Viana

- Curso 09

REANIMAÇÃO CARDIORESPIRATÓRIA

Objetivos: Alertar os profissionais de saúde da importância do tema e torná-los aptos a realizar uma reanimação cardiorespiratória - suporte básico com uso de desfibrilador externo automático.

Professor: Paulo André Jesuíno

Número de Vagas: 40

SAIBA MAIORES DETALHES SOBRE A MONITORIA:

Como já sabem, a Monitoria na Mostra é aberta a todos os alunos da graduação dos diversos cursos da Bahiana. É uma atividade acadêmica de acompanhamento e orientação a ser realizada durante a Mostra. Poderá ser considerada como atividade complementar e certificada com carga horária de 18 horas. E o aluno interessado deverá optar, no ato da inscrição, por uma das modalidades programadas. Não se esqueçam, o período das inscrições vai de 17 a 24 de setembro.

O estudante só terá considerada sua participação e receberá o respectivo certificado quando cumprir todas as etapas descritas a seguir:

1. Realizar o treinamento preparatório da monitoria, com carga horária de 04 horas;

2. Monitorar, no mínimo por 04 horas, a atividade escolhida no ato da inscrição;