Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Notícia
Medicina: Edital de Inscrição para Seleção de Propostas para Bolsas de Iniciação Científica 2007
Edital

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MEDICINA - 2007

1. Informações Gerais

1.1. Objetivo

Apoiar a execução dos projetos de pesquisas financiadas com recursos da EBMSP/FBDC alocados mediante cota institucional, através da concessão de bolsas de iniciação científica para alunos de graduação, regularmente inscritos.

1.2. Cronograma

• Lançamento do Edital 01/06/2007

• Recebimento de propostas até 29/06/2007

• Análise e Julgamento até 20/07/2007

• Divulgação dos resultados 22/07/2007

• Entrega dos documentos (2ª etapa) até o dia 30.7.2007

• Implementação das bolsas 01/08/2007

1.3. Número de Vagas

• 20 (vinte) bolsas de iniciação cientifica.

1.4. Do CANDIDATO

a) Estar matriculado regularmente, a partir do 3° semestre, em curso de graduação da EBMSP/FBDC.

b) Não ter vínculo empregatício e dedicar-se, 12 (doze) horas às atividades de pesquisa.

c) Ser indicado e selecionado por pesquisador vinculado a EBMSP/FBDC

d) Não ser beneficiado por outra bolsa.

1.5. DO ORIENTADOR

a) Ser pesquisador ligado a grupos de pesquisa vinculados a EBMSP/FBDC e ter, no mínimo, especialização.

b) Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes.

1.6. Duração e Prazos

• O período de duração da bolsa é de 12 (doze) meses, desde que não ultrapasse o prazo regular de graduação do curso.

2.0. Apresentação das Propostas

• Preenchimento do formulário de solicitação de bolsas da FBDC, enfatizando o plano (sub-projeto) de trabalho a ser desenvolvido pelo bolsista (Anexo 2 - Clique aqui)

• Curriculo Lattes resumido e atualizado do orientador (impresso da plataforma Lattes).

• Currículo Lattes resumido do candidato.

• Histórico do candidato, referente à graduação (assinado pela instituição).

Notas:

1. O projeto deverá estar em conformidade com o ANEXO 02.

2. Cada pesquisador poderá enviar várias propostas para concessão da bolsa, contudo apenas o máximo de duas propostas poderão ser aprovadas por cada pesquisador solicitante.

3. Todos os documentos referentes ao item 2.0 deverão ser apresentados encadernados em 2 (duas) vias.

4. Os projetos de iniciação científica submetidos à seleção para bolsas de iniciação (IC) científica FAPESB/EBMSP 2007 estão automaticamente inscritos na seleção do PIBIC Institucional, necessitando apenas a manifestação de interesse do candidato.

5. Caso o candidato à bolsa queira alterar o seu projeto (EBMSP/FAPESB) terá que fazer nova inscrição, já que será considerado uma nova proposta.

3.0. Análise e Julgamento

• A seleção das propostas submetidas a EBMSP/FBDC, em atendimento a este Edital seguirá as etapas e condições abaixo e obedecerá aos critérios de julgamento do Comitê de Seleção, que decidirá sobre as dúvidas surgidas em relação a interpretação das normas do edital.

O julgamento das propostas será realizado pelos membros do Comitê de Seleção e receberá uma pontuação nos termos do ANEXO 01

Critérios de desempate, conforme os itens abaixo:

a) o aluno não ter nenhuma reprovação

b) pela pontuação do histórico escolar

c) não ter sido beneficiado por bolsa anterior

d) ter exercido monitoria em disciplina que componha a grade curricular da EBMSP

e) caso persista o empate, o Comitê de Seleção tem autonomia para propor outras formas de desempate, que serão devidamente registradas na ata da reunião final de avaliação.

4.0. Resultado do Julgamento e Implementação das Bolsas

Os resultados serão divulgados na homepage institucional da EBMSP/FBDC (http://www.bahiana.edu.br/) e através das secretarias pedagógicas do Unidade Acadêmica de Brotas, Cabula e Nazaré, que serão responsáveis pela fixação nos murais e nas salas dos professores. Cabe aos candidatos a responsabilidade de informar-se dos mesmos. Após o resultado uma via da proposta estará disponível na Instituição, pelo prazo de 30 dias, para ser resgatada pelo candidato. Findo este prazo, as propostas serão descartadas.

5.0. Acompanhamento e Avaliação Final

a) O orientador/bolsista demonstrará a evolução do trabalho do(s) bolsista(s) com relatório semestral (janeiro 2008) e final (julho 2008), entregue à coordenação institucional do programa de Bolsas de Iniciação Cientifica da EBMSP/FBDC. O não cumprimento implicará na suspensão da bolsa ou mesmo no seu cancelamento.

b) A EBMSP/FBDC se resguarda o direito de a qualquer momento solicitar informações ou documentos adicionais julgados necessários à avaliação e acompanhamento das propostas.

6.0. Revogação ou Anulação do Edital

A qualquer momento, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, inclusive quanto os recursos a ele alocados por decisão unilateral da EBMSP/FBDC, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direitos à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

7.0. Informações Adicionais

7.1 As propostas devem ser protocoladas na secretaria da Escola Bahiana, em Nazaré, aos cuidados da Sra. Graça Cerqueira até o dia 29.6.2007

Não serão analisadas as propostas, mesmo protocoladas, que estejam em desacordo com os itens deste Edital

ANEXO 01