Bahiana promove programação especial em homenagem ao Dia do Psicólogo

Evento reuniu discentes, docentes, psicólogos e Ligas Acadêmicas da Bahiana.

“Psicologia – De Quem & Para Quem” foi o tema da programação especial realizada pelo curso de Psicologia da Bahiana, que aconteceu no dia 24 de agosto, na Unidade Acadêmica Brotas. O encontro reuniu psicólogos, discentes, docentes e Ligas Acadêmicas da Bahiana, em homenagem ao do Dia do Psicólogo, cuja data é celebrada no dia 27 de agosto.

“O evento foi construído coletivamente com o envolvimento dos nossos estudantes e participantes das Ligas Acadêmicas. As apresentações e discussões foram pertinentes, expondo o potencial dos nossos discentes, sendo revelada uma psicologia crítica, reflexiva e atenta aos direitos humanos”, declarou a coordenadora do curso de Psicologia, Prof.ª Sylvia Barreto.

Ao longo da programação, foi realizada uma mesa-redonda com a participação dos psicólogos Debora Ferraz, Marta Lilian Oliveira, Veridiana Machado e Ricardo Moura.
Convidada pela Liga Acadêmica de Relações Raciais (LARR) para participar do debate, Veridiana Machado relatou sua experiência como psicóloga, no âmbito da temática racial. “A semana do psicólogo fomenta essa reflexão sobre a psicologia enquanto ciência e profissão, com uma participação efetiva dos alunos. É uma iniciativa extremamente louvável, principalmente pela distribuição dos temas que são emergentes no debate”, declara.

A psicóloga do Núcleo de Atenção Psicopedagógico (NAPP), Débora Ferraz, relatou que a iniciativa da programação foi relevante para a movimentação dos alunos como protagonistas nos debates. “Os temas escolhidos foram pertinentes em relação à realidade da psicologia nos tempos atuais, contribuindo para a formação do psicólogo e ampliação do fazer psicologia”, explica.

Ricardo Moura pontuou a preocupação da Bahiana com a formação, capacitação e ampliação dos conhecimentos dos alunos do curso de Psicologia. “A Bahiana vem se destacando na criação das Ligas, permitindo uma consolidação de conhecimentos e troca de saberes, bem como a elaboração de eventos que não são restritos aos discentes da casa, mas, também, para estudantes de outras instituições e profissionais que passaram pela Escola”.

No decorrer da manhã, foram realizadas oficinas desenvolvidas pelas Ligas Acadêmicas da Bahiana englobando os temas, ‘A psicologia Escolar e a Inclusão’ (Liga Acadêmica de Psicologia Escolar – LAPES), ‘Por que a ciência nasceu machista’ (Liga Acadêmica de Sexualidade e Gênero – LASG), ‘Glossário de expressões raciais’ (Liga Acadêmica de Relações Raciais – LARR) e ‘Estratégias e contextos’ (Liga Acadêmica de Redução de Danos – LARD).

“As Ligas Acadêmicas têm um protagonismo de criar um território suplementar ao da formação formal, portanto, o trabalho desenvolvido por cada uma delas deve ser visibilizado a partir do objetivo que cada uma propõe”, explica a coordenadora do evento e professora do curso de Psicologia, Anna Amélia de Faria.

A integrante da Liga Acadêmica LAPES, Fernanda Abreu, aluna do 6° semestre do curso de Psicologia destaca o trabalho conjunto das ligas e o protagonismo dos próprios alunos na produção de conhecimento como pontos positivos da experiência. “O foco das ligas é justamente ampliar o currículo do discente debatendo temas que não são muito discutidos durante a graduação e é muito interessante ter um evento como esse, feito por nós”, conclui.

Confira as fotos.