Unidade Acadêmica Cabula recebe VI Jornada de Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana

Programação reuniu fisioterapeutas, acadêmicos e profissionais da área de saúde englobando a temática "Pesquisa em Fisioterapia e Ganho Social".

No último sábado, 20 de agosto, na Unidade Acadêmica Cabula, aconteceu a VI Jornada de Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana. A programação reuniu fisioterapeutas, acadêmicos e profissionais da área de saúde com o objetivo de atualizá-los em relação a temáticas pertinentes à pesquisa em fisioterapia, promovendo uma reflexão sobre o tema e seu ganho social para a comunidade em todos os níveis de atenção.

“A Jornada de Pesquisa em Fisioterapia está na sua 6° edição e, neste ano, direciona-se à pesquisa em fisioterapia e ganho social, visando discutir e refletir sobre o que temos pesquisado na prática clínica e qual o benefício da pesquisa para a sociedade, não somente para uma nova conduta, mas também o que estamos trazendo para mudar a vida das pessoas na sociedade”, pontua a Prof.ª Luciana Bilitário, coordenadora do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A abertura do evento foi proferida pelo coordenador de Pesquisa e Inovação da Bahiana, Dr. Atson Carlos de Souza, sendo precedida pela conferência “Refletindo a dimensão social na pesquisa em fisioterapia”, realizada pela professora do curso de Fisioterapia da Bahiana, Dra. Elen Beatriz Pinto.

“A nossa proposta hoje foi falar do fisioterapeuta como pesquisador, ou seja, qual o alcance que temos em fazer pesquisa no campo da fisioterapia, pois, ao mesmo tempo em que buscamos crescer como profissionais, sabemos que a pesquisa é uma pedra fundamental para isso”, explica a Dra. Elen Beatriz.

Ao longo do dia, foi realizada uma mesa-redonda mediada pela doutora em Medicina e Saúde Pública e coordenadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Fisioterapia da Bahiana, Dra. Cristiane Dias. Participaram da mesa a Prof.ª Luciana Bilitário que abordou a temática “Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória (GPFIR)”; a fisioterapeuta Cristina Brasil que apresentou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP); a Prof.ª Selena Márcia Dubois Mendes que fez um relato sobre a Dinâmica do Sistema Musculoesquelético (GPDSNME); a Dra. Adriana Campos Sasaki que discorreu sobre o tema “Comportamento e Aprendizado Motor” e a Dra. Maria Luiza Veiga da Fonseca sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIME).

“Pensando na formação dos discentes, futuros fisioterapeutas, esperamos que eles possam ter uma visão, dentro da academia, que lhes permita conhecer e desenvolver um pensamento direcionado sempre à sociedade. Esse foi o nosso planejamento inicial para a jornada, sonho que conseguimos realizar. Hoje, envolvemos, nesse evento, todas as faculdades do estado da Bahia que acreditaram na nossa proposta”, relata a Dra. Cristiane Dias.

Durante a programação, foram também abordadas temáticas diversas, entre elas: a “Fisioterapia, desospitalização e ganho social”, pelo Dr. Antônio Carlos Magalhães Duarte; “Pesquisa e Atenção ao Bebê Microcéfalo” pela Prof.ª Mayana de Azevedo Bião de Souza e “Cienciometria Aplicada à Fisioterapia” pela Dra. Katia Nunes Sá.

A jornada contou com o apoio de alguns patrocinadores como a Reative Fisioterapia Cardiorrespiratória, Clínica Longevitat, Aliviare Tratamento e Suporte Ventilatório, Pulsar Reabilitação e Bem-Estar Fisioterapia Especializada e do Núcleo Integrado de Reabilitação Funcional (NIRF) que trouxeram para a Escola expositores com seus stands, divulgando o trabalho desenvolvido na área.

“Apoiar eventos como esse é de extrema importância, pois é um encontro de pesquisa e temos afinidade com esse segmento. Nosso objetivo é que os alunos não só se insiram na área de trabalho após a formação como se aprimorem cada vez mais”, explica Fernanda Xisto, enfermeira esteta da Clínica Longevitat Treinamento Profissional.

A aluna do 5° semestre do curso de Fisioterapia, Mariana Pessoa, explica que participar de atividades relacionadas à pesquisa é de extrema importância para o currículo e para a formação profissional do aluno. “A jornada é uma oportunidade para conhecer outros trabalhos e ouvir um pouco a opinião dos professores, principalmente agora que estou iniciando o TCC 1. Estar aqui é importante para que tenhamos uma base que venha nortear nossa pesquisa”, conclui.

Neste ano, a VI Jornada de Pesquisa em Fisioterapia mobilizou a comunidade acadêmica com 92 trabalhos recebidos sendo que 49 deles foram aprovados para apresentação oral com temas livres, além de contar com a participação efetiva dos professores e cerca de 130 alunos inscritos.

Trabalhos Premiados

1º lugar

• PERFIL CLÍNICO DE CRIANÇAS COM BEXIGA HIPERATIVA CONSTIPADAS E NÃO CONTIPADAS. Autores Ananda Nacif Baião Nunes, Maria Luiza Veiga, Ubirajara Barroso Junior

2º lugar (Dois trabalhos foram premiados com empate de avaliação quantitativa)