Bahiana é destaque no XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia em Natal

NEPA e NEPAR apresentaram 15 trabalhos científicos entre temas livres e pôsteres sobre Educação em Saúde, com ênfase no modelo de ensino da Anatomia.

Nos dias 20 a 23 de julho, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA), juntamente com seu Projeto de Extensão Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia Radiológica (NEPAR), apresentou 15 trabalhos científicos entre temas livres e pôsteres sobre Educação em Saúde, com ênfase no modelo de ensino da Anatomia, no XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia, em Natal.

Estiveram presentes no evento o Prof. Rinaldo Antunes Barros, coordenador docente do NEPA e da Biomorfologia I e II do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, assim como a Prof.ª Carolina Freitas Lins, coordenadora docente do NEPAR e professora de Introdução à Técnica Operatória. Compareceram como discentes da Bahiana 20 monitores, entre eles, Igor Queiroz, Leonardo Pereira, Lucas Mendes, Rodrigo Pato, Ariel Freitas, Gabriela Bagano, Júlia Gama, Natália Figueiredo, Paula Costa, Alice Vianna, Filipe Ferreira, Gil Mário Carvalho Júnior, Juliana Reis, Matheus Mendes, Natália Oliveira, Aderbal Pereira Júnior, Giulia Pinho, Milton Melo, Ravi Mendes e Victor Santos.

Durante o congresso, os monitores do NEPA tiveram a oportunidade de compartilhar inúmeras experiências na área de ensino da Anatomia, inclusive com a imensa satisfação de conhecer pessoalmente o professor Carlos Machado, docente da Universidade de Texas (EUA) e ilustrador do Atlas de Anatomia NETTER, um dos mais vendidos no mundo. “Com desenhos e pinturas com cores vivas e intensa luminosidade, o autor não retratava a anatomia de cadáveres, mas a de seres vivos como nós, que, encantados, folheamos os livros da Coleção Netter”, justifica Carlos Machado.

“Os monitores do NEPA demonstraram uma capacidade técnica inigualável, porém o maior brilho se estabeleceu pelo exemplo de união, companheirismo, solidariedade e amor pelo que se faz. Por isso, somos uma família que vai além da monitoria”, ratifica Prof. Rinaldo Barros.

Ainda segundo o coordenador Rinaldo Barros, o NEPA caracteriza-se como um núcleo de ensino forte pela sua organização, compromisso, seriedade e profissionalismo na execução de suas atividades, revelando-se como um grande polo formador de futuros docentes médicos.

Entre os trabalhos apresentados, vale destacar o da “JORNADA DE ANATOMIA MÉDICA DA BAHIA (JAMEB) COMO APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO – UMA PROPOSTA DE INTERSEÇÃO”, no qual o NEPA demonstrou a capacidade de realização de um evento científico de grande porte, totalmente organizado por discentes e primando pela excelência de sua programação.

No congresso, foi apresentado o vídeo de lançamento da II Jornada de Anatomia Médica da Bahia (II JAMEB) que irá acontecer nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2016, no Centro de Convenções do Cabula.

“Trabalhar com um grupo de discentes como os do NEPA é motivo de orgulho, demonstrando que a Bahiana tem cinco estrelas, principalmente pelo capital humano, em que nossos próprios acadêmicos fazem questão de ser Bahiana como seres ativos no seu processo de aprendizagem. Imensamente feliz por liderar um grupo como NEPA”, comemora Prof. Rinaldo.