Bahiana promove 2ª edição do Mutirão de Saúde e Ação Social

Programação foi realizada em conjunto com a Sociedade Hólon.

No dia 30 de abril, das 7h às 13h, foi realizada a segunda edição do Mutirão de Saúde e Ação Social. A atividade é promovida pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em conjunto com a Sociedade Hólon, tendo como polo de representação a unidade docente-assistencial Complexo Comunitário Vida Plena e acontece a cada dois meses no bairro de Pau da Lima.

O evento teve como objetivo promover cuidados de saúde e bem-estar para a população, contribuindo, assim, com ações de cunho social.

A atividade foi integrada por profissionais da Bahiana que atuam no Complexo Comunitário Vida Plena, alunos do Internato de Medicina e profissionais voluntários de diversas áreas.

As ações oferecidas contaram com a parceria de instituições como o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC) e a Universidade Federal da Bahia, através do serviço de atendimento dermatológico.

Nessa edição, destacou-se a atuação dos estudantes da Bahiana, como voluntários, através das Ligas de Endocrinologia, Pediatria e Neurologia, assim como das estudantes do curso de Enfermagem. Também estiveram presentes os estudantes do curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que realizaram uma oficina sobre o  Empoderamento Negro através da estética; os psicólogos da Sociedade Hólon que desenvolveram ações com os jovens e os cuidadores de idosos sobre cultura de paz e a participação dos profissionais de massoterapia e estética do bairro de Pau da Lima.

Durante a programação, foram realizadas diversas ações como aferição de TA e glicemia capilar, coleta de preventivo ginecológico, consulta dermatológica, orientação odontológica, limpeza de pele, avaliação oftalmológica e orientações sobre prevenção de AVC e  os cuidados  com hipertensão arterial, arboviroses, microcefalia, infecções  sexualmente transmissíveis, HTLV, diabetes mellitus, além de uma oficina de turbantes.