Notícias

Notícias

Bahiana realiza I Jornada de Homeopatia

Evento contou com médicos, odontólogos e farmacêuticos.

compartilhe

Farmacêuticos, odontólogos e médicos participaram, nos dias 20 e 21 de maio, da I Jornada de Homeopatia na Bahiana que aconteceu na Unidade Acadêmica Brotas. O evento marcou o início das atividades do curso de especialização latu senso do Programa de Pós-Graduação da Bahiana, cuja primeira turma concluiu seus trabalhos em março deste ano.

Ao longo dos dois dias, os participantes tiveram contato com os temas Bases da Homeopatia, Aplicação da Homeopatia para Odontologia e Medicina, Estomatites/Tratamento Homeopático, Técnicas Repertoriais e Filosofia Homeopática.

A aula de abertura foi proferida pelo co-coordenador do curso de especialização da Bahiana, professor de odontologia e coordenador da Associação Paulista de Homeopatia, Mário Giorgi, que abordou o tema Bases da Homeopatia.

     

Segundo a coordenadora do curso, Prof.ª Mônica Oliveira, “estamos realizando essa jornada convidando os odontólogos, pois eles conseguiram o reconhecimento da especialidade de homeopatia em dezembro de 2015 e somos os únicos do estado da Bahia com uma pós-graduação voltada também para Odontologia e Homeopatia. Então, a jornada teve esse fim de divulgar e de mostrar como é o curso, como é o nosso trabalho dentro da Bahiana”.

Exemplo disso, a médica pediatra, Gisele Guimarães, conta que já está atendendo como homeopata em seu consultório. “O curso foi muito válido, tivemos um aprendizado muito bom. Tivemos professores bons que vieram como convidados. Proporcionou realmente o que a gente precisa, o que é essencial para atuar com a homeopatia que é uma especialidade que não vemos no curso de Medicina”.

Sobre a primeira turma, a coordenadora do curso conta que participaram professores, doutores que já estão atuando com a homeopatia. “O curso realmente fez uma diferença. Eles já estão atuando na prática clínica deles que se formaram com um resultado muito bom, com defesa de banca”. Ela complementa que o curso não tem um perfil limitado, sendo destinado a médicos, odontólogos e farmacêuticos, pois é necessário desenvolver um trabalho multidisciplinar.


CURSO

Com 670 horas, o curso de especialização em Homeopatia da Bahiana conta com médicos, dentistas e farmacêuticos em seu corpo discente. Para cada profissional, é realizada uma carga horária em ambulatório, onde os participantes primeiramente acompanham os atendimentos e depois começam a atender sob a supervisão dos professores. Ao todo, são 190 horas para os profissionais médicos, 100 horas para odontólogos e 60 para farmacêuticos, sendo que, nesse caso, o ambulatório é realizado em farmácias homeopáticas.

As aulas têm início no dia 22 de julho e as pré-inscrições já podem ser realizadas nas secretarias da Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Bahiana. Mais informações pelos telefones 71 3276-8265 e 71 3257-8206.