Notícias

Notícias

Curso de Medicina da Bahiana promove programação para gestantes

O curso foi gratuito e aberto ao público, reunindo gestantes e seus acompanhantes promovendo palestras sobre assuntos pertinentes à gestação.

compartilhe

Nos dias 16 a 20 de maio, o curso de Medicina da Bahiana realizou um curso para gestantes na Unidade Acadêmica Brotas, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Púbica.

A programação foi gratuita, aberta ao público e reuniu gestantes e seus acompanhantes com o objetivo de inserir os acadêmicos do curso de Medicina no contexto da saúde comunitária, promovendo palestras sobre assuntos pertinentes à gestação, como pré-natal, orientações de alimentação para uma gravidez saudável, ingestão de álcool e drogas durante o período de gestação, direitos na gestação, entre outras temáticas.

“A academia e a comunidade, ambos se beneficiam com o curso, pois os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar as práticas preventivas e as gestantes, juntamente com seus acompanhantes, podem sanar suas dúvidas sobre a gestação, recebendo orientações que permitem uma segurança maior durante esse período, por meio de dinâmicas e palestras ministradas pelos discentes, possibilitando, assim, um maior conhecimento das transformações do corpo durante o período gestacional”, explica a coordenadora do curso Prof.ª Maria Cristina.

     

Segundo a aluna Gabriela Lins, do 3° semestre do curso de Medicina, a programação é importante, pois demonstra o papel do acadêmico na educação e orientação em saúde na comunidade.

“Não só oferecemos suporte como aprendemos com as gestantes. É uma troca de informações. Trabalhamos durante a programação com algumas dinâmicas de perguntas referentes à gestação e, através disso, podemos analisar o seu conhecimento prévio e, com base no nosso conhecimento científico, poder esclarecer dúvidas e orientá-las, possibilitando, assim, uma gravidez mais saudável”, relata Gabriela.

A cabelereira Marilúcia Santos relata que a programação aborda temáticas pertinentes ao assunto e que, por ser sua primeira gravidez, um curso gratuito e com um suporte total às grávidas e seus acompanhantes é muito válido. “O curso é muito interessante e cada assunto explanado durante a programação é, justamente, uma etapa que vou vivenciar com meu bebê. Além disso, posso esclarecer muitas dúvidas sobre o período gestacional”, garante a futura mamãe.

“Todo evento para a comunidade é importante e tentar passar nossos conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico para a comunidade é importante, pois a gestação é um período delicado para a mulher. Muitas informações que relatamos aqui, no curso, são criteriosamente estudadas com o apoio dos nossos docentes”, relata a aluna Grabriela Lins, 3° semestre do curso de Medicina.

Durante a semana de programação foram ministradas palestras com o obstetra Dr. Davi da Costa sobre Zika na gravidez e com o professor de psicologia Ubton Nascimento sobre "Relação pai, mãe e filho desde o período intrauterino". Ao longo das atividades, foram discutidos temas como: aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido e relação mãe e filho durante o período intrauterino, além de serem distribuídos brindes para as grávidas e sorteio de um kit de beleza.