I Fórum de Atividade Física

Programação reúne discentes e profissionais da área de Educação Física.

Clique aqui para ver o cartaz.

No dia 23 de julho, das 8h às 18h, será realizado o I Fórum de Atividade Física, Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Perspectivas de Atenção Básica à Saúde, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A programação contará com discentes, profissionais da área de Educação Física e áreas relacionadas com objetivo de promover uma ampla discussão acerca das abordagens realizadas nos programas de atenção básica à saúde, envolvendo programas de atividade física.

O fórum apresenta como perspectiva a discussão sobre a necessidade da construção de um modelo de saúde integral e interdisciplinar para uma abordagem de indivíduos e grupos nas suas várias dimensões. Além disso, engloba de qual forma os profissionais de Educação Física poderão atuar na atenção primaria à saúde para reduzir a fragmentação entre os saberes e práticas em saúde sem diluir as competências e habilidades dessa categoria.

Serão disponibilizadas 250 vagas. Mais informações sobre valores e programação poderão ser obtidas nas Secretarias de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão.

8h | Abertura: Bases epidemiológicas da relação atividade física/saúde
Prof. Dr. Francisco José Godim Pitanga
Coordenação: Prof. Clarcson Plácido Conceição dos Santos

09h10 | Simpósio: Atividade física e saúde mental
9h10 | Até quando vamos negligenciar o exercício físico como tratamento nos transtornos psiquiátricos?
Prof.ª Me. Karine Miranda
9h40 | Dilemas e possibilidades da atuação do profissional de Educação Física no Sistema CAPS
Prof. Me. João Franco Lima
10h10 | Discussão
Coordenação: Prof. Paulo Rodrigo Santos Aristides

10h20 | Intervalo

10h40 | Conferência: Atividade física, atenção básica e promoção de saúde
10h40 | Mudanças da atividade física ao longo da vida: o impacto desse comportamento para a saúde pública
Prof. Me. Ciro Queiroz
11h | Práticas Corporais e Atenção Básica à Saúde: perspectivas e desafios.
Prof.ª Me. Débora Santos
11h40 | Discussão
Coordenação: Prof.ª Marcia Neves

12h | Almoço