Notícias

Notícias

Pesquisador da Bahiana é premiado nos Estados Unidos

Prof. João Lima recebe o Prêmio Medalha de Ouro de 2016, concedido pela SCMR.

compartilhe

O pesquisador do programa de pós-graduação em Medicina e Saúde Humana da Bahiana, Prof. João Lima, foi agraciado com o Prêmio Medalha de Ouro de 2016 da Sociedade de Ressonância Magnética Cardiovascular dos Estados Unidos (SCMR).

O prêmio é outorgado anualmente pela SCMR como reconhecimento ao trabalho na área de ressonância magnética cardiovascular e pelo serviço exemplar para a sociedade, prestado pelo premiado.

Sob a coordenação da professora da Bahiana, Ana Marice Teixeira Ladeia, João Lima atuou como bolsista no projeto Associação entre o Processo de Urbanização e a Presença de Doença Cardiovascular Subclínica em Populações Indígenas Tradicionais da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: Efeitos das Barragens e Transposição do São Francisco.

“É uma honra e um privilégio para o curso de pós-graduação de Medicina e Saúde Humana (CPgMSH) tê-lo como pesquisador visitante.Sentimo-nos especialmente distinguidos pela sua presença no curso nesse momento em que seu nome recebe uma importante premiação que reconhece não apenas sua expertise em ressonância magnética cardiovascular, mas, sobretudo, o seu papel como um cientista ético, humano e que tem formado e sido modelo para tantos outros colegas”, relata a coordenadora do Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde Humana, Prof.ª Dra. Ana Marice Teixeira Ladeia.

 


Dr. João Lima 

 

Currículo

Dr. João Lima atua nos Estados Unidos como docente de Medicina, Madiologia e Epidemiologia na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, e foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  pelo programa Ciência sem Fronteiras, como pesquisador visitante especial, em Salvador.

O pesquisador é reconhecido mundialmente na área e tem atuado como líder, ao longo dos últimos 25 anos, participando ativamente da SCMR desde sua fundação, além de ser um dos principais nomes no campo da ressonância magnética cardiovascular, em particular no âmbito da pesquisa, ressaltando o Estudo Multiétnico de Aterosclerose (MESA), que tem sido fundamental para os avanços na área.

João Lima já publicou mais de 1.000 artigos ao longo dos últimos 15 anos e escreveu 39 editoriais de alto nível e de diretrizes diretamente relacionadas à ressonância magnética cardiovascular.