ParaPraia continua na praia de Ondina, no próximo fim de semana

Iniciativa promove inclusão e lazer para deficientes e seus familiares.

No próximo sábado, 23 de janeiro, acontece o segundo fim de semana do ParaPraia, na praia de Ondina, com a participação de estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Durante o sábado e o domingo, a Liga Acadêmica de Fisioterapia em Ortopedia e Esporte (LAFORTE) também estará presente realizando diversas atividades com o público, tais como orientações gerais aos cuidadores, no intuito de melhorar a postura e o autocuidado na locomoção dos banhistas com deficiência física e mobilidade restrita, reduzindo, assim, a incidência de acidentes.

Na ocasião, o programa contará com a estrutura de uma miniquadra de vôlei adaptada, ampliando a prática da atividade física também para crianças e idosos.

Segundo a coordenadora da LAFORTE e professora do curso de Fisioterapia da Bahiana, Ana Lucia Góes, o vôlei é uma atividade coletiva que proporciona interação e integração entre os indivíduos.

“O objetivo da liga é mostrar os benefícios da prática esportiva, independentemente da limitação que o indivíduo apresente. Sempre irá existir um esporte adequado para uma determinada limitação”, explica.

No fim de semana em que aconteceu a abertura do ParaPraia, nos dias 16 e 17 de janeiro, a programação contou com a participação dos Anjos da Enfermagem, desenvolvendo atividades lúdicas com os participantes, assim como da Liga Acadêmica de Dermato-Funcional que orientou o público quanto aos cuidados com a pele durante a exposição ao sol.

Projeto ParaPraia

“O ParaPraia é uma grande ação de responsabilidade social da Bahiana e sentimos um ganho acadêmico muito amplo nesses últimos anos na visão humanística dos nossos discentes”, finaliza a coordenadora do curso de Fisioterapia da Bahiana, Prof.ª Luciana Bilitário.

Em sua terceira edição, o ParaPraia é uma iniciativa da Secretaria Cidade Sustentável que conta, desde o primeiro ano, com o apoio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e tem como objetivo promover o banho de mar assistido a deficientes físicos, assim como às pessoas com mobilidade reduzida, durante o verão de Salvador.

Este ano, a Bahiana integra a iniciativa com estudantes e professores dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, além de contar com a participação voluntária de estudantes e professores dos cursos de Educação Física e Biomedicina.