Bahiana promove um Natal diferente no Conjunto Prisional Feminino na Lemos de Brito

Projeto "Esperando o Natal" finaliza atividades do ano de 2015.

“Em épocas festivas, ficar sem a família é complicado e participar dessa confraternização com vocês é ter um Natal diferente”, relata a presidiária D.M.S  na oficina “Esperando o Natal” promovida pelo Núcleo de Pesquisa Interfaces em Saúde (NUPEIS)  da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, realizada no dia 15 de dezembro, na Conjunto Prisional Feminino na Lemos de Brito.

O projeto existe há dois anos e teve início com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), coordenado pela professora do curso de Enfermagem da Bahiana e da UNEB, Tânia Bispo. O objetivo inicial era trabalhar a questão das gestantes que residem no presídio, mas devido ao aumento da demanda de mulheres que queriam ingressar no projeto, foi estendido para todas as presidiárias do complexo.

Com temáticas específicas, a Bahiana vem desenvolvendo essas atividades mensalmente na Lemos de Brito. A programação de encerramento esse ano foi sobre o Natal e contou com a parceria do Programa Anjos da Enfermagem que promoveu uma dinâmica de apresentação com as presidiárias, atividades lúdicas, exposição de pôsteres de fotos de todas as atividades desenvolvidas durante o ano e um lanche natalino.

“Trouxemos uma confraternização de Natal para as presidiárias com música, árvore com fotos, tudo isso no intuito de levar o espírito natalino dentro do complexo presidiário”, relata a Prof.ª Tânia.

A aluna do curso de enfermagem do 6º semestre, Mirele Lemos, que integra o Programa Anjos da Enfermagem relata que foi uma experiência muito humana e diz que as visitas proporcionam aos acadêmicos uma grande lição de vida, pois sempre que realizam uma atividade, são tratadas com muito respeito e carinho.