Notícias

Notícias

Bahiana sedia III Congresso Baiano de Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e Terapia Intensiva

Nos dias 12 a 14 de novembro, o Centro de Convenções da Bahiana na Unidade Acadêmica do Cabula recebeu o III Congresso Baiano de Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e Terapia Intensiva.

compartilhe

O evento reuniu cerca de 200 participantes entre fisioterapeutas, estudantes de fisioterapia, representantes das diversas instituições de ensino e assistência da Bahia, convidados de diversos estados, especialistas e pesquisadores em Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e Terapia Intensiva. A programação envolveu discussões e trouxe temas relevantes como o Diagnóstico Fisioterapêutico no Hospital e a implantação e uso da Classificação Internacional de Funcionalidade no Âmbito Hospitalar, proposta pelo Ministério da Saúde.

     

A abertura do evento foi dirigida pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Prof.ª Luciana Bilitário, associada fundadora da Regional Bahia da Associação, que ressaltou a importância e consolidação da especialidade e do apoio da Bahiana desde o primeiro Congresso que também ocorreu na escola, em 2011. Esse ano o evento foi presidido pelo egresso da graduação e doutorando na pós-graduação da Bahiana, Prof. Bruno Prata Martinez. “A programação foi um sucesso e obteve grande relevância, não só para os profissionais, como para os estudantes que têm interesse na área, e a Assobrafir sempre poderá contar com o apoio dessa instituição”, declarou Profa. Luciana Bilitário.

Os professores do curso de Fisioterapia da Bahiana, Fleury Ferreira e Francisco Tiago Oliveira, ministraram palestras sobre desmame da ventilação mecânica e o uso do teste de caminhada de 50m, que foi desenvolvido pela Prof.ª Cristiane Dias no grupo de pesquisa na instituição e tem reconhecimento mundial como instrumento de avaliação funcional seguro para pacientes coronariopatas em fase aguda na UTI.

     

Ao longo do evento os alunos também tiveram ampla participação na comissão acadêmica organizadora e a aluna do 6º semestre e bolsista da iniciação científica, Tais Nascimento, foi premiada juntamente com a Profa. Ana Lúcia Góes com o terceiro lugar na apresentação de pôsteres em trabalho desenvolvido no mestrado da professora no programa de pós graduação em Medicina e Saúde Humana da Bahiana.