Notícias

Notícias

Programação reuniu biomédicos, discentes e docentes na Unidade Acadêmica Cabula

Dia do Biomédico é comemorado na Bahiana.

compartilhe

“O curso de Biomedicina vem despontando como um dos melhores do Brasil. Temos a grata satisfação de apresentar diversos indicadores de qualidade que foram identificados e divulgados por instituições públicas (INEP) e instituições independentes (Folha de São Paulo), que ratificam a qualidade de nosso curso” explica o coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Geraldo Ferraro,  na comemoração do Dia do Biomédico, no dia 18 de novembro na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O evento foi organizado pela Coordenação de curso de Biomedicina da Bahiana, em conjunto com o PET-Biomedicina, Diretório Acadêmico e Ligas Acadêmicas ligadas ao curso e reuniu  docentes, discentes e profissionais biomédicos. A abertura foi ministrada pelo Prof. Geraldo Ferraro e, em seguida, foram apresentadas diversas palestras englobando diferentes assuntos importantes no ramo da biomedicina, entre eles, a citogenética, biomedicina estética e o papel do biomédico na medicina regenerativa.

      

 
Segundo o Prof, Thomas Pitangueira, o biomédico tem uma contribuição vasta a oferecer, envolvendo mais de 30 áreas de atuação, sendo importante trazer para a comunidade acadêmica e o público em geral para que conheçam essas áreas e, nelas, a atuação do profissional biomédico.

“O biomédico tem ganhado muito destaque no cenário das ciências médicas por toda a sua contribuição nas diversas áreas da biomedicina, desde algumas áreas que estão voltadas ao atendimento do paciente até as que são voltadas mais para parte laboratorista”, explica.

“A área de medicina regenerativa no Brasil abrange poucos grupos e, então, a sua divulgação, principalmente para os profissionais biomédicos, é bem interessante, pois conseguimos recrutar pessoas para ingressarem nessa área que é muito promissora”, explica a biomédica e ex-aluna da Bahiana, Daniela Nascimento Silva.

     

 
Segundo a ex-aluna e biomédica, Camila Campos, a área da biomedicina estética é encantadora e foi uma honra regressar à instituição para ministrar essa palestra. “Fui aluna daqui e voltar como profissional dentro de um campo muito novo tanto para a Bahiana quanto para Salvador é sempre uma honra. Sinto-me lisonjeada, pois é uma área que me encantou e sei que sempre que trago assuntos referentes à biomedicina estética para as pessoas acaba encantando muita gente. São muitos procedimentos novos surgindo e procuramos sempre nos atualizar”, relata.

“Normalmente não temos muitos eventos da área de biomedicina e acho muito importante comemorarmos o Dia do Biomédico e conhecer outras vertentes que ela nos oferece”, explica Camila Chaves, 4° semestre do curso de Biomedicina da Bahiana e integrante do PET Biomedicina.

Conforme a aluna do 8º semestre do curso de Biomedicina da Bahiana, Yasmine Borges, a área é muito nova e conseguir eventos que reúnam biomédicos conceituados é muito importante, pois a biomedicina está associada à tecnologia e praticamente forma cientistas. “Essas palestras, além de propagarem nossas atribuições e atuações, são muito relevantes para nosso componente curricular, além de nos atualizar como profissionais na área que poderemos exercer.”

No fim da programação, foi formada uma mesa-redonda que reuniu especialistas em bioimagem e mestrandos  que trouxeram um pouco das suas experiências e responderam perguntas interagindo com público do evento.