Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Notícia
SERTO promove terapia por meio das artes

Trabalhos dos Grupos dos Programas de Saúde Mental e do Idoso integraram exposição "Um Pouco de Cada Um" na Unidade Acadêmica Brotas.

“Esse é o produto do trabalho de um ano inteiro que foi desenvolvido com os pacientes dos grupos dos Programas de Saúde Mental e de Saúde do Idoso do Serviço de Terapia Ocupacional onde, nas oficinas, são trabalhadas atividades expressivas e artesanais”, explica a coordenadora do Serviço de Terapia Ocupacional (SERTO) do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB), Sofia Campos, na exposição “Um Pouco de Cada Um” que aconteceu no último dia 18 de novembro, na Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O objetivo principal desses trabalhos desenvolvidos no grupo de idosos tem foco na promoção da saúde e na socialização desses pacientes. O grupo do Programa de Saúde Mental, por sua vez, envolve um caráter terapêutico, e as questões dos pacientes que sofrem com transtorno mental são trabalhadas por meio das atividades expressivas.
 

     


“Estou maravilhada com essa exposição com tantas pessoas prendadas e capazes. Essas atividades melhoram consideravelmente a minha vida, pois desenvolvemos uma habilidade manual e, estar em contato com outras pessoas, é maravilhoso”, relata Antonieta Góes, 79 anos, paciente do Programa de Saúde do Idoso.

As atividades desenvolvidas permitem a troca de experiências entre os pacientes e possibilitam  uma permuta de conhecimentos. A integrante do Programa de Saúde dos Idosos, Joselita Rosa Goés, relata que os trabalhos distraem bastante o cotidiano dela. “Sou muito sozinha, moro só e essa oportunidade aqui, no ADAB, é única, pois conheço novas pessoas, bato papo, produzo e fico em contato com outras realidades”, finaliza.


Confira as fotos.