CEDIMI recebe visita de urologista americano

A visita integra um conjunto de ações de internacionalização da Bahiana.

Amanhã, 7 de outubro, o Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIMI) receberá a visita do Prof. Israel Franco, renomado urologista pediátrico do New York Medical College e membro efetivo da Internation Continence Children's Society. O coordenador do CEDIMI, Prof. Dr. Ubirajara Barroso, e os demais integrantes realizarão uma apresentação ao visitante sobre as atividades do centro, a partir das 15h, na sala 1, 1º andar do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana, em Brotas.

A programação contará com a presença de estudantes e professores que integram a equipe do CEDIMI. A visita integra um conjunto de ações de internacionalização da Bahiana e seu objetivo é a captação de parcerias acadêmicas direcionadas à pesquisa.

“Já nos conhecíamos de publicações científicas e, posteriormente, nos conhecemos pessoalmente e atrelamos as relações de amizade quando nos encontramos em congressos e dividimos mesas e painéis de discussão. Estou organizando um congresso no Sírio Libanês, em São Paulo, e o convidei para participar desse evento. Anteriormente, o convidei para conhecer o CEDIMI, em Salvador, e ele ficou muito entusiasmado, aceitando prontamente vir nos visitar”, relata o Dr. Ubirajara Barroso.

Durante a visita, serão prestados atendimentos aos pacientes, mostrados os recursos terapêuticos que o centro oferece. A programação ainda compreende a apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes que fazem parte do CEDIMI.

No mesmo dia, o Prof. Israel Franco ministrará uma palestra gratuita, às 19h, no Hospital Aliança sobre doenças urológicas perinatais.

CEDIMI

O CEDIMI é um centro de referência nacional e o pioneiro na Bahia especializado no tratamento de alterações miccionais na infância. O local atende crianças que fazem xixi na cama à noite (enurese noturna) ou que durante o dia não “seguram a urina” e que chegam até a urinar na roupa, ou crianças com bexiga neurogênica, oferecendo-lhes diagnóstico e tratamento. No centro os pais também recebem orientações de como lidar com o problema. No centro também são atendidas crianças com problemas neuropáticos importantes, como nos casos de mielomeningocele.

Além da urologia, o CEDIMI também conta com a atuação de psicólogos e fisioterapeutas.

No CEDIMI também são realizadas diversas pesquisas científicas coordenadas pelo Dr.Ubirajara Barroso, Dra. Maria Luiza Veiga e Dra. Ana Aparecida Martinelli Braga. Entre as pesquisas em andamento estão o desenvolvimento de uma nova forma de neuromodulação da bexiga por via percutânea, algo inédito na literatura, além de um estudo randomizado sobre um novo aparelho desenvolvido para tratar a enurese ("xixi na cama"), patenteado por Dr. Ubirajara no Brasil e no exterior. Entre as descobertas dos estudos desenvolvidos no CEDIMI, esta a correlação entre mães e filhas com incontinência, o que sugere herança familiar para essa condição.

Além disso, o CEDIMI está desenvolvendo dois novos processos de patentes relacionadas a novas tecnologias para o tratamento dos distúrbios miccionais. Na área de psicologia, estão sendo realizados juntamente com uma universidade de Hamburgo, estudos sobre os efeitos positivos comportamentais que podem ocorrer com a neuromodulação para o tratamento da incontinência.

Segundo Dr. Ubirajara Barroso, “o CEDIMI é hoje um dos centros que mais publicam no mundo sobre as disfunções neurogênicas e não neurogênicas da bexiga, destacando-se por produzir técnicas inovadoras no tratamento dessas disfunções. Também contamos com mestrandos e doutorandos, bem como estudantes da graduação que realizam pesquisas e prestam assistência ao centro”.