Dia Internacional de Conscientização sobre Linfomas é comemorado na Bahiana

Evento contou com a participação de estudantes e integrantes de ligas acadêmicas.

“Apoiamos todas as iniciativas do corpo docente no sentido de atualizar e trazer temáticas de interesse em saúde pública e para formação dos nossos alunos. A iniciativa da Profª. Karla Mota é digna de todos os elogios por tratar-se de uma patologia importante e veio colaborar com a formação de todo o corpo discente da Bahiana”, relata a coordenadora do curso de Medicina, Dra. Eliana de Paula que esteve presente na programação do Dia Internacional de Conscientização sobre Linfomas, idealizada pela professora de Hematologia Karla Mota, na Unidade Acadêmica Brotas, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no dia 15 de setembro.

Estiveram presentes na programação a representante da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Samara Floquet, discentes de Medicina e participantes das Ligas de Clínica Médica e Hematologia da Bahiana.

Na ocasião, a Prof.ª Karla Mota ministrou uma palestra sobre os linfomas, causas e formas de prevenção. Em seguida ela esclareceu dúvidas dos alunos do curso de Medicina que também tiveram acesso a mais informações no standa da ABRALE, onde Samara Floquet apresentou informativos sobre a associação e explicou o movimento “Juntos contra o Linfoma”.

O Dia Internacional de Conscientização sobre Linfomas foi criado em 2004 como World Lymphoma Awarenes Day (WLAD), por uma instituição chamada Lymphoma Coalition, sediada no Canadá. Participam desta Instituição 63 organizações de 44 países e no Brasil, apenas a ABRALE é integrante.

“Criamos essa programação com intuito de criar uma alerta para a população em geral destacando o linfoma como um câncer importante de ser pensado e como devemos proceder para detectar um diagnóstico precoce. Esperamos que os alunos de Medicina sejam multiplicadores dessa informação”, explica a Prof.ª de Hematologia da Bahiana, Karla Mota.

O linfoma é uma patologia muito complexa e na maioria dos casos difícil de ser detectada e o aluno do curso de Medicina do 5° semestre, Vitor de Araújo Rocha destacou a importância da iniciativa para o conhecimento acadêmico. “O linfoma é uma doença que todos já ouviram falar, mas poucas pessoas têm ideia da complexidade da patologia que apresenta uma prevalência considerável, por isso é interessante a divulgação”.

A ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) é sediada em São Paulo e atuante em 10 cidades do Brasil. Ela tem como objetivo instruir e apoiar os portadores das patologias. “Atuamos em cinco hospitais aqui em Salvador:  Martagão Gesteira, Hospital das Clínicas, Santa Izabel, São Rafael e Aristides Maltez. O câncer no sangue é um dos mais complicados de ser diagnosticado e a ABRALE trabalha especificamente na divulgação e conscientização sobre o que é o linfoma”, conclui a representante da ABRALE  Samara Floquet.

“O linfoma é uma doença complexa, porém muitas pessoas desconhecem. Ele obteve um pouco de visibilidade na sociedade por conta de atores famosos que já foram portadores como Reynaldo Gianecchini, Drica Moraes entre outros, então acho muito válida a divulgação”, finaliza a componente da Liga de Clínica Médica e estudante do 5° semestre de Medicina, Luiza Guedes, 22 anos.