VIII Seminário do Internato Médico: residência, mercado e perspectivas

Bahiana mobiliza estudantes e convidados para debater questões sobre residência médica, mercado de trabalho e ser médico.

No último dia 10 de abril, foi realizado o VIII Seminário do Internato Médico: residência, mercado e perspectivas, na Unidade Acadêmica Cabula, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O evento reuniu alunos que estão cursando o 11° e 12° semestres de Medicina, professores e convidados renomados na área de saúde para discutir as perspectivas do trabalho médico, questões relacionadas à residência médica e assuntos polêmicos dentro da categoria, tais como preenchimento de declaração de óbito, concessão de atestado médico e questões éticas na medicina.

Para integrar a programação, foram convidados o professor de clínica médica e psicodinâmica, Dr. Luiz Queiroz, o comissário Nacional de Residência Médica, Prof. Francisco Arsego, o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), Dr. Abelardo Garcia de Menezes, a conselheira do Cremeb, Dra. Me. Madalena Santana, a advogada do Cremeb, Cássia Barreto e o diretor do Hospital do Subúrbio, Dr. Jorge Motta.

A coordenadora do curso de Medicina da Bahiana, Prof.ª Eliana de Paula, relata que o seminário causou uma grande mobilização entre os alunos, que foram liberados dos estágios, justamente para participar do evento. Ela evidencia que, com as mudanças no mercado de trabalho e no país, o encontro é muito importante para a preparação dos alunos.

“É um momento muito difícil na vida do aluno, então, ele tem que ter luzes, caminhos, pessoas mais experientes para orientar,  dar um embasamento e tranquilizar esses formandos”, finaliza a coordenadora.

O professor Luiz Queiroz fez uma abertura sobre “O ser médico” e explanou um pouco sobre o contraste entre o mercado, a sociedade moderna, a competitividade e o que isso influi nos alunos do curso.

“Eu vim lembrar aos alunos que para ser médico exige muito estudo, a que custo a frase ‘ser médico’, quando colocamos o verbo ‘ser’, nós convocamos a pessoa para inteireza, ninguém vai para o verbo ser,apenas na cabeça ou apenas pela metade, sempre será exigido competência, efetividade, eficiência, ninguém vai para o verbo ser sem coração, o verbo ser pressupõe existência, inteireza”, explica o professor.

A programação também discutiu questões relacionadas à residência médica e suas mudanças. O Comissário Nacional de Residência Médica, professor Francisco Arsego, ressaltou pontos importantes sobre o assunto. “É complicado falar, estamos passando por um período de grandes mudanças na residência em função da lei do “Mais Médicos”, que é uma lei ampla que tem influência tanto na graduação quanto na pós graduação. A influência maior na residência é que a lei determina várias coisas como, por exemplo, a questão da universalização das vagas de residência  em 2018. Hoje em dia nem todo formando tem garantia nas vagas de residentes e para conseguirmos essa universalização, temos que trabalhar desde agora.”, relata Arsego.

O evento foi de grande importância para esclarecer as dúvidas dos alunos, respondidas pelo presidente do Cremeb, Dr. Abelardo Garcia, e pelo professor Francisco Arsego, da Comissão Nacional de Residência.

A aluna Ingrid Barboza, 22 anos, relata que a ideia do seminário é de extrema importância para os alunos. “O mercado de trabalho está passando por muitas mudanças e para a gente que vai se formar agora é muito interessante ter esse espaço para debater, esclarecer dúvidas sobre a carreira que vamos seguir. É um momento muito oportuno, os palestrantes têm um grande conhecimento de causa. Minha turma passou por um turbilhão de mudanças, a expectativa quando ingressamos no curso era uma e hoje o mercado é outro, as propostas de residência médica são outras, então paira um pouco de incerteza do que vamos encontrar, mas espero que a gente consiga fazer medicina com qualidade, pois temos o benefício de estudar em uma faculdade que valoriza e preza a qualidade de ensino”, finaliza.

Confira as fotos.